Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Exportação

China volta a comprar soja americana, e demanda por grão brasileiro diminui

Segundo o Cepea, redirecionamento da demanda chinesa levou a queda de preço no Brasil

14 setembro 2020 - 09h55Por Ministério da Agricultura
China volta a comprar soja americana, e demanda por grão brasileiro diminui

A China voltou a demandar maiores volumes de soja dos Estados Unidos, cenário que evidencia um progresso na fase 1 do acordo comercial entre os países. Com isso, após mais de dois anos, os preços futuros de soja voltaram a operar acima dos US$ 10,00/bushel na CME Group (Bolsa de Chicago).

Além da maior demanda, a alta externa esteve atrelada também à menor produção americana. Com o maior interesse chinês pela soja dos EUA, a demanda externa pelo produto do Brasil registrou queda, pressionando os valores nos portos brasileiros, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.
IFrame

Em Paranaguá (PR), o indicador Esalq/BM&FBovespa caiu 0,26% na parcial de setembro, cotado a R$ 137,40 pela saca de 60 kg na sexta-feira (11/9). Quanto aos embarques, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil escoou, em agosto, o menor volume de soja e derivados desde fevereiro deste ano. Do grão, foram exportadas 6,23 milhões de toneladas, de farelo, 1,49 milhão de toneladas e de óleo de soja, 68,55 mil toneladas.