Às 18h18 de hoje (22), começa a primavera, período caracterizado pela mudança no regime de chuvas e de temperaturas mais amenas na maior parte do Brasil. Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a chuva passa a ser mais intensa e frequente, marcando o período de transição da estação seca para a chuvosa.
Essa é a estação em que os agricultores começam o plantio, principalmente de grãos. O professor Hilton Silveira Pinto, pesquisador em meteorologia e climatologia aplicadas à agricultura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) explica que as características marcantes da estação só se manifestam em 90% do território nacional.
O professor lembra que o aquecimento global é o que mais prejudica a agricultura. Segundo ele, é preciso ficar atento às alterações climáticas. “Na questão da incidência de fenômenos extremos, o aquecimento global será certamente prejudicial à agricultura brasileira se não houver uma antecipação ao aquecimento que deve ser observado, principalmente nos próximos dez ou 20 anos”. Já existem medidas de prevenção às alterações climáticas.
O pesquisador de ecofisiologia da Embrapa Soja, Norman Neumaier, explica que atualmente trabalham com plantio direito forrando o solo com palha. O revestimento da palha protege a planta da intensidade de radiação solar e ajuda no armazenamento de água do solo.
Outro procedimento ainda em fase de estudos é a produção de cultivares tolerantes à seca. Segundo o pesquisador, trata-se de um procedimento que altera a planta geneticamente, de modo que ela suporte a seca por mais alguns dias.