Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
AQUICULTURA E PESCA

Cartilha com orientações para o desenvolvimento da aquicultura no RS é lançada na Expointer

Publicação traz informações sobre registros e licenças, os benefícios da regularização ambiental, orientações sobre o uso da água na atividade

31 agosto 2022 - 12h27Por Mapa

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Divisão de Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal da Agricultura do Rio Grande do Sul e o Sebrae-RS lançaram nesta terça-feira (30), durante a 45º Expointer, a “Cartilha de Apoio à Regularização da Aquicultura no Rio Grande do Sul”. 

O objetivo da cartilha é mostrar os avanços obtidos pelo segmento nos dois últimos anos no Rio Grande do Sul, como a promulgação de novos marcos regulatórios e fomentar atividade e a segurança jurídica do setor aquícola no Estado. Na publicação, os aquicultores encontrarão informações sobre registros e licenças, os benefícios da regularização ambiental, orientações sobre o uso da água na atividade e manual de boas práticas na aquicultura brasileira.

"A Superintendência Federal da Agricultura no Estado, através da Divisão de Aquicultura e Pesca, contribui para a construção de uma aquicultura moderna e sustentável participando ativamente do fomento à atividade no Estado", diz a médica veterinária da equipe técnica responsável pela edição da Cartilha, Renata Melon Barroso Bertolini.

A aquicultura passou por atualizações regulatórias, como a Lei Estadual 15.467/2021, que incentiva o desenvolvimento da aquicultura de forma sustentável, e resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente que classificam os tipos de empreendimento para fins de licenciamento ambiental e dispõe sobre os empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais. “São decisões que solucionam questões de licenciamento ambiental e de formas de produção baseadas em economia circular”, explica Renata.