Menu
Busca sexta, 24 de maio de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
PECUÁRIA LEITEIRA

Capacitação em IATF ajuda suprir demanda e melhora precisão na produção de leite

Curso gratuito oferecido pelo Senar/MS tem carga horária de 40 horas já capacitou mais de 3 mil pessoas

11 agosto 2022 - 08h12Por Famasul

Conhecer e entender a necessidade da produção é a chave para a excelência. Produtores de leite de Mato Grosso do Sul podem contar com tecnologia e informação para chegar a um resultado satisfatório utilizando a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) na reprodução. O método garante o melhoramento genético do rebanho e, consequentemente, benefícios para produção.

Além de oferecer Assistência Técnica e Gerencial gratuitamente, o Senar/MS também auxilia com capacitação. Com a consultoria da ATeG Bovinocultura de Leite do Senar/MS, é possível identificar quais os melhores cruzamentos para garantir fêmeas saudáveis, que produzam mais leite e vida útil.

Além desse suporte técnico, o produtor pode se especializar em IATF, com o curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e Em Tempo Fixo. O curso que existe desde 2015 ensina conceitos básicos da IATF, manifestação de competências pessoais, condicionamento dos animais, higienização correta do rebanho reprodutor e o procedimento para a inseminação artificial. As aulas somam uma carga horária de 40 horas. O Senar/MS já capacitou mais de 3 mil pessoas.

Neste mês, Corumbá é um dos municípios que estão recebendo a capacitação. “O produtor de leite, com o uso da IATF, vai conseguir trabalhar com mais precisão na produção. E em épocas em que estamos acostumados a não produzir tanto leite, por exemplo, ele vai conseguir suprir a demanda, melhorando a sua produtividade”, explica o instrutor do Senar/MS, Durval Martins.

Chapadão do Sul, Brasilândia, Bela Vista e Porto Murtinho também receberão as aulas entre agosto e setembro. Para saber como participar e se seu município pode ser contemplado, procure o Sindicato Rural da sua região.