Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Notícias

Caminho do Boi é umas das atrações do Circuito InterCorte em Campo Grande

20 julho 2016 - 00h00

Como a carne chega ao prato? Essa resposta pode ser encontrada no Caminho do Boi, um dos projetos quer será apresentado durante a etapa do Circuito InterCorte 2016 em Campo Grande (MS). A iniciativa permite aos visitantes conhecer em detalhes como funciona a cadeia produtiva da carne bovina. O evento ocorre nos dias 20 e 21 de julho no Centro de Convenções Albano Franco.

Num formato em que o visitante percorre cada etapa do processo de produção, o Caminho do Boi é a porta de entrada do Circuito InterCorte que tem como proposta fazer com que o visitante se coloque no lugar no animal e entenda a grandeza do setor, o quanto é sustentável e como a aplicação de tecnologias e conceitos de bem-estar animal se reflete na qualidade da carne que chega a sua mesa. O passeio pelo Caminho começa pela genética e aborda temas como a sustentabilidade, nutrição animal, segue pelo manejo e infraestrutura na fazenda, sanidade, gestão, transporte, indústria e consumidor final.

Com painéis e monitores com jogos digitais interativos, o visitante passa por experiências sensoriais. É possível escolher a raça do boi de corte, por exemplo, e conhecer virtualmente como funciona um frigorífico, em todas suas etapas, até que a carne saia para a prateleira do supermercado.

A metodologia usada no projeto foi inspirada nos estudos da professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Colorado (EUA) Temple Grandin, uma das maiores referências em pesquisas sobre bem-estar animal do mundo e que foi pioneira no desenho de currais antiestresse, criados a partir do exercício de percorrer o curral colocando-se no lugar do bovino.

“O Caminho do Boi foi pensado para que o consumidor possa se sentir parte do elo que fomenta essa cadeia, numa conversa direta entre ele e o produtor”, explica a coordenadora do Caminho do Boi, Mariana Beckheuser, vice-presidente da Beckhauser, empresa idealizadora do projeto.

O Caminho do Boi é uma realização da Verum Eventos, Famasul, Senar MS e Sebrae.  A iniciativa conta com o apoio dos parceiros Terra Viva, GTPS, DSM Tortuga, Ouro Fino, Rubbertank, Illumina, Multbovinos, JBS, Deltagen, Webgados, Matsuda, Grupo Publique, WM Borrachas, ABIEC, Abrasel MS e Casale.

Sobre o Circuito InterCorte
O Circuito InterCorte é um evento itinerante que vem percorrendo, desde 2012, alguns dos principais polos de produção pecuária do País. Desde a sua criação, o evento já contou com a participação de mais de 19 mil pessoas, das quais cerca de 80% pecuaristas. O Circuito InterCorte 2016 teve início em março, em Mato Grosso, seguido por São Paulo em junho, Mato Grosso do Sul do julho, Rondônia em setembro e Tocantins em outubro. A edição do evento em São Paulo no mês de junho reuniu mais de 3 mil pessoas na Bienal do Ibirapuera, além de restaurantes e lojas de carne da capital que participaram da Beef Week.