Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
32º
Notícias

BRF tem prejuízo de R$167 mi no 2º tri ainda com reflexo da Operação Carne Fraca

11 agosto 2017 - 00h00Por Reuters

A BRF divulgou nesta quinta-feira um prejuízo de 167,3 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo um lucro de 31 milhões de reais no mesmo período do ano passado, impactado pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

A companhia anunciou ainda que seu conselho de administração autorizou a venda de até a totalidade das 13.468.001 ações de sua emissão atualmente mantidas em tesouraria, a fim de reforçar o caixa da empresa, reduzindo níveis de alavancagem. A dívida líquida subiu para 13,8 bilhões de reais ao fim do segundo trimestre, ante 11 bilhões de reais em junho de 2016.

A operação da Carne Fraca foi deflagrada em março e desvendou um esquema de corrupção em frigoríficos para fraudar fiscalização, arranhando a imagem dos produtores do país no exterior, prejudicando os volumes exportados.

A BRF disse que o início do trimestre foi marcado por volumes fracos de venda por causa Carne Fraca, mas que ao longo do trimestre "conseguimos mitigar parte desses efeitos e fechamos maio e junho com volumes acima da média do primeiro trimestre, tanto no mercado doméstico quanto no internacional".

Como parte da investigação, a fábrica de Mineiros, em Goiás, foi fechada e dois executivos da BRF estavam entre as 60 pessoas acusadas de participar do esquema. A unidade foi reaberta em 8 de abril.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) caiu 39,1 por cento no trimestre na comparação anual, para 575 milhões de reais.

Na comparação com o primeiro trimestre, no entanto, o Ebitda cresceu 13,7 por cento, em vista da retomada das vendas internacionais e de um efeito maior da redução dos custos de grãos, disse a empresa em comunicado.

A receita líquida recuou 5,7 por cento, fechando o trimestre em 8 bilhões de reais. No comparativo com janeiro a março, o resultado foi 2,8 por cento maior, refletindo um desempenho melhor no mercado internacional.

A BRF registrou alta de 3 por cento nos volumes de aves, para 516 mil toneladas, no trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, ao passo que a operação de suínos e outros caiu 15,7 por cento, para 73 mil toneladas. O segmento de processados teve recuo de 2 por cento, para 494 mil toneladas.