Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
21º
Notícias

Brasil é o país que mais adotou medidas de abertura comercial, diz OMC

03 julho 2017 - 14h31Por Canal Rural
Brasil é o país que mais adotou medidas de abertura comercial, diz OMC

O governo brasileiro reduziu de forma profunda o número de medidas protecionistas e já adota mais ações de abertura de seu mercado do que barreiras às importações. Os dados publicados nesta sexta-feira, 30, pela Organização Mundial do Comércio (OMC) destacam que o Brasil passou do país mais protecionista entre as grandes economias do mundo para a que mais adotou medidas para facilitar o comércio em 2017.

Entre outubro de 2016 e maio deste ano, o Brasil adotou um total de nove medidas de redução de tarifas de importação e maior facilidade para o fluxo comercial. Além disso, implementou outras quatro ações de redução de entraves para a importação. Em relação às medidas de defesa comercial, a OMC destaca que houve uma "notória redução" dos casos iniciados pelo Brasil. Em 2015, o país era o terceiro mais protecionista do G-20, que é o grupo formado pelos 19 países de economias mais desenvolvidas do mundo, mais a União Europeia, com 23 medidas de proteção. Em 2016, foram apenas onze casos, o que deixou o Brasil na oitava posição.

Mundo

Em um apelo, a Organização Mundial do Comércio sugere que governos sejam "transparentes e previsíveis" em suas políticas comerciais. "O G-20 deveria mostrar liderança ao reiterar seu compromisso com um comércio mutuamente aberto como chave para o crescimento econômico", disse a entidade. Na avaliação da OMC, é preciso trabalhar para garantir um ambiente comercial mais favorável diante das "incertezas econômicas globais".