Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Notícias

Brasil continua a se beneficiar em cenário global para carne suína

27 abril 2017 - 00h00Por CarneTec

As fortes importações de carne suína por países do continente asiático estão sustentando os preços e margens para o setor mundialmente, segundo analistas do Rabobank em relatório divulgado nesta semana.

O Brasil tem se beneficiado desse cenário, com aumento nas exportações de carne suína superior a 8% no primeiro trimestre, sendo que a divulgação da Operação Carne Fraca da Polícia Federal não afetou as vendas externas do setor.

“O Brasil está elevando constantemente sua posição nos mercados de exportação de suínos, com volumes crescentes fluindo para todos os principais destinos, especialmente a China. O recente escândalo relacionado às carnes tem tido pouco ou nenhum impacto sobre os volumes de exportação e preços”, avaliaram os analistas do Rabobank.

Em fevereiro, o Rabobank informou que o desempenho das exportações seria crucial para a performance da indústria de carne suína brasileira neste ano. O banco mantém a projeção de que a produção brasileira de carne suína deverá crescer 3% em 2017.

As exportações de carne suína brasileira também deverão continuar aumentado depois dos esclarecimentos de que não há problemas relacionados à qualidade dos produtos do país, segundo o Rabobank.

“No entanto, impactos de médio prazo relacionados à percepção dos consumidores nos mercados local e internacional ainda não estão claros”, avaliaram os analistas sobre os efeitos da Operação Carne Fraca.

“Depois de um 2016 desafiador, a indústria brasileira de suínos parece estar no caminho para entregar melhores resultados durante 2017.”

A queda nos custos dos grãos utilizados para nutrição animal está colaborando para reduzir os custos de produção do setor, tendência que deve continuar nos próximos meses diante da expectativa de safras recordes de grãos em 2017.