Depois de muitas quedas na semana passada, o preço da arroba do boi parece que está encontrando seu pondo de equilíbrio em Campo Grande. Nos últimos três dias de comercialização a média paga ao produtor foi de R$ 65,05, sem oscilações. Alguns frigoríficos pequenos -que não chegam a influenciar na formação do preço na praça-, estão pagando R$ 63,00 à vista.
Mas, apesar da aparente estabilidade, um movimento para baixo ainda não é descartado por quem trabalha no mercado. O consultor Julio Cesar Victoriano, prevê mais sobe-e-desce. Segundo ele, há uma série de fatores que tem forçado os preços da arroba do boi para baixo.
“Está havendo uma maior oferta, o dólar está muito baixo [o que encarece a nossa carne para os compradores externos] e os frigoríficos exportadores estão vendendo menos. Ainda estamos pegando o fim da temporada de engorda em confinamento e juntamente tem boi a pasto entrando no mercado”, pontua. “Tudo isso força o preço cair”, conclui.
Além desses fatores, há ainda a questão climática. As chuvas chegaram cerca de quarenta dias antes do previsto, o que revigorou as pastagens mais cedo e, consequentemente, há, hoje, mais bois em terminação chegando aos frigoríficos.