Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
30º
PECUÁRIA

Avaliação genética das raças zebuínas PMGZ/Geneplus é lançada

Ainda no evento foram divulgados os sumários de touros dos programas de melhoramento genético convidados pela ABCZ, IZ, PAINT E ANCP

26 agosto 2022 - 10h53Por DBO Rural

Na tarde desta segunda-feira (22) foi lançada a nova edição da ‘Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas PMGZ/ Geneplus’. O documento, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Embrapa, reúne dados de 16.346.142 animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã.

A apresentação foi conduzida pelo superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Antonio Josahkian, pelo superintendente Adjunto de Melhoramento Genético, Henrique Torres Ventura, além do Chefe Geral do Grupo de Pesquisa em Sistemas de Produção da Embrapa Gado de Corte (CNPG), Antonio do Nascimento Ferreira Rosa.

O evento foi acompanhado por criadores, técnicos, pesquisadores, entre outros profissionais do setor. As informações do sumário foram disponibilizadas por QR CODE e pelo site da ABCZ. Para quem trabalha com o melhoramento genético, o documento se torna fundamental para a tomada de decisões. Por meio dos dados é possível simular acasalamentos, consultar tendências genéticas e avaliar o cenário de descarte de matrizes e reposição de novilhas, juntamente com a ferramenta do PMGZ.

São mais de 20 milhões de fenótipos. Isso significa a base de dados fenotípica mais representativa do zebu em todo o mundo. São mais de 234 mil genotipados das raças Nelore e Tabapuã. Desde a primeira publicação em 2018, o Sumário de Touros ABCZ/ Geneplus conta com mais de 16 milhões de animais avaliados.

“Estamos entregando agora a maior e mais confiável avaliação genômica de zebuínos do mundo. O criador participante do PMGZ vai ter acesso a esta informação e através dela poderá construir critérios de seleção e tomar a melhor decisão para o seu rebanho”, destaca Henrique Torres Ventura.

“Entregamos hoje um conteúdo de avaliação genética com uma precisão muito grande, principalmente porque além dos aspectos metodológicos de informática, contamos com a genômica e ela vem assegurar que os nossos resultados sejam cada vez mais precisos”, salienta Paulo Nobre, gestor do programa Embrapa/ Geneplus.