Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
38ºmax
25ºmin
Notícias

Aprosoja/MS apresenta custos de produção da safra 2016/2017 no Estado

23 maio 2017 - 00h00Por Aprosoja MS

Nos últimos oito meses, 12 municípios de Mato Grosso do Sul foram percorridos para levantamento detalhado dos custos de produção no cultivo de soja e milho na safra 2016/2017. A iniciativa integra o projeto MEA/MS (Mapeamento da Economia Agrícola de Mato Grosso do Sul), realizado pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Os resultados desses levantamentos serão apresentados nesta quinta-feira (25), no Sistema Famasul, em Campo Grande, a partir das 8h, por meio de dados analisados por analistas da Famasul e da Embrapa Agropecuária Oeste, sediada em Dourados, que é co-realizadora do projeto.

Na ocasião, será apresentada a realidade agrícola das cidades de Três Lagoas, Maracaju, Sidrolândia, Ponta Porã, Iguatemi, Naviraí, Chapadão do Sul, Sonora, Costa Rica, São Gabriel e Amambai.

Metodologia

Nos 12 municípios visitados, painéis foram montados com a participação de cerca de 110 produtores rurais. As reuniões permitiram o levantamento detalhado das despesas com insumos como sementes, defensivos, fertilizantes, maquinário e manutenção de equipamentos, assim como mão de obra e preço da terra ao produtor, que se difere em casos em que a terra é do agricultor ou arrendada por ele para a atividade.

Desta forma, o MEA/MS produz uma radiografia dos custos de produção e rentabilidade das diferentes regiões produtoras de grãos do Estado, incluindo municípios com agricultura ainda consolidada, mas com potencial sustentável de crescimento.

Aplicativo com dados do MEA/MS

Essas informações ficarão disponíveis em um aplicativo gratuito para smartphones, que também será apresentado na próxima quinta-feira. Os custos informados no APP criado pela Aprosoja/MS, também em parceria com a Semagro, servirão como base de dados para apoiar o produtor rural na tomada de decisões e investimentos.

No mesmo APP o agricultor poderá usar dados próprios para consultar a rentabilidade de seu negócio, dando sustentabilidade e estratégia às suas ações.

Leia Também

Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Coronavírus
Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Mercado Externo
Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos de MG após embargo de 10 dias
As compras haviam sido suspensas no dia 6, após a confirmação de um caso atípico do "mal da vaca louca" no Estado
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Meio Ambiente
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados
Feiras & Eventos
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados