Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
21º
Notícias

Aprosoja busca solução junto a governo para retomar negociação de grãos

08 junho 2018 - 02h26Por Revista Globo Rural

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira, disse que o setor é contra a tabela de fretes e pleiteia, junto com as demais cadeias produtivas, uma solução por parte do governo. "Isso tem que ser revisto. Somos a favor do livre mercado, trabalhamos com livre mercado na comercialização de grãos", disse Pereira. "Nós somos contrários (à tabela do frete) e estamos buscando uma saída. Essa situação, da maneira que foi imposta, paralisou as exportações."

Segundo Pereira, havia negócios planejados que tiveram o valor do frete alterado, o que está evitando que compradores fechem novos acordos. "Isso está afetando muito as exportações. Temos ainda muitos grãos a serem exportados, vem aí a segunda safra de milho, ela precisa ser exportada também. Estamos pressionando o governo federal para que isso se resolva e volte o livre mercado."
 
Conforme Pereira, a tabela de frete está retirando R$ 2 por saca do valor da soja e do milho pago ao produtor em algumas regiões do País e, mais do que isso, paralisando novas negociações. "Temos um mercado interessante com a desvalorização do real ante o dólar para fazer vendas futuras e compras de insumos. Mas essa instabilidade está dificultando nossos negócios."