Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
21º
Notícias

Acrissul recebe presidente e conselheiros da Abraleite

29 janeiro 2018 - 12h51Por Acrissul
O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Jonatan Pereira Barbosa, recebeu o presidente da Abraleite (Associação Brasileira de Produtores de Leite),  Geraldo Borges, além de conselheiros da entidade e que são produtores do Estado.  A Abraleite é uma associação relativa nova. Fundada no ano passado, sua missão é congregar produtores de leite, criadores, técnicos, empresas e entidades do setor, cuidando de uma melhor legislação e das relações governamentais. Também é objetivo da entidade a promoção do consumo do leite como alimento essencial para o ser humano.
 
Participaram do encontro os produtores rurais Marcelo Renck Real, Carlos Alberto Zanenga, Ronan Salgueiro, Lucilha Almeida, Dagmar Rezende, Reinaldo Moura e sua esposa dona Beth. 
 
Na oportunidade Jonatan Barbosa convidou a diretoria da Abraleite para participar da inauguração da Casa do Produtor de Leite, evento que acontecerá durante a Expogrande 2018, cuja sede ficará dentro do Parque de Exposições Laucídio Coelho. Em junho, também, a Acrissul sedia o Encontro Técnico do Leite. Os dois eventos constituem importantes momentos para discutir o cenário da produção do leite no Estado. Há tempos a Acrissul já vem realizando esforços junto a órgãos governamentais para melhorar a situação do mercado do leite no Estado.
 
Para o presidente do Núcleo MS de Criadores de Girolando, Marcelo Real, que é conselheiro da Abraleite em MS, o empenho da Acrissul junto ao Governo do Estado, como no caso em que a entidade atuou para reduzir o ICMS do leite para as indústrias, será fundamental para o setor. "Apesar de todos os investimentos feitos pelos produtores nos últimos tempos em tecnologias, manejo de pastagens e genética, o preço pago pela indústria ainda é aviltante no Estado", assinala Marcelo Real.
 
Nesse sentido de remuneração pelo leite, segundo a Abraleite, o Mato Grosso do Sul enfrenta um dos piores cenários do País. No Estado a cadeia produtiva do leite envolve cerca de 60 mil famílias, na maioria constituída por pequenos produtores. "Precisamos incentivar a criação e o fortalecimentos de cooperativas de produtores no Estado", ressaltou.
 
No final do encontro, a Acrissul foi convidada a filiar-se à Abraleite, o que foi prontamente aceito pelo presidente Jonatan Barbosa.