De 17 a 22 de setembro a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) promoverá a segunda edição da Expoequestre, em Campo Grande (MS). O evento reunirá no Parque de Exposições Laucídio Coelho várias modalidades esportivas disputadas com cavalo, como laço comprido, tambor, ranch sorting, hipismo, 6 balizas e performance halter. A previsão é reunir cerca de mil participantes disputando as provas. A entrada ao evento é gratuita.
Segundo o diretor de equinocultura da Acrissul, Nilson Ricartes, na programação haverá ainda cursos de ranch sorting, casqueamento de equinos e horsemanship. Este último é uma técnica de relacionamento entre ser humano e cavalo, com vistas à doma racional. Haverá durante o evento um curso de primeiros socorros para equinos
A exposição é focada na equinocultura sul-mato-grossense, que possui – segundo o IBGE – o sexto maior plantel de cavalos do Brasil. "Vamos reunir num só evento todos os núcleos de criadores de MS, como cavalo árabe, pantaneiro, crioulo e quarto de milha", afirma Ricartes.
Além da agenda institucional e esportiva, a Expoequestre trará também palestras ministradas por profissionais das instituições de ensino de Campo Grande, feira do artesanato e de pequenos animais. Outra atração será uma demonstração do trabalho de cães pastores com ovelhas.
A organização do evento negocia para o período a presença do Projeto Fazendinha MS, que este ano atraiu 10 mil crianças durante a 84ª Expogrande, em abril.
Um "Shopping do Cavalo" está sendo organizado pela Acrissul como uma grande e única oportunidade de colocar frente a frente compradores e vendedores para negociação aberta e direta.
A agenda cultural do evento prevê ainda a realização de shows regionais. A Acrissul está programando para julho o lançamento do evento.
Mais informações:
(67) 99896-7538, com Fábio Araújo