Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
31º
Notícias

Acrissul consegue decisão histórica na Iagro

02 junho 2017 - 14h35Por Luciana Petelinkar – Assessoria de Imprensa Acrissul

Na manhã desta quinta-feira (01) Jonatan Pereira Barbosa, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), conseguiu em reunião com Luciano Chiochetta, diretor presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro), a regulamentação do cadastro de Inspeção Sanitária (IS) pela portaria IAGRO/MS nº 3561.

No parecer técnico emitido pela Iagro, consta que “não há qualquer impedimento legal e técnico que proíba a regularização do estoque de animais em recintos de aglomeração”.

A decisão histórica permite que animais possam circular pelo Parque de Exposições Laucídio Coelho sem precisar aguardar o período de exposição. “Isso nunca foi conseguido pela Acrissul. Agora nós temos a liberdade de movimentação de animais com total autonomia. Podemos ter escola de esportes equestres, além de fazer movimentação de gado”, explica Jonatan Barbosa.

De acordo com o parecer técnico, o produtor interessado deverá cumprir todos os requisitos para abertura da ficha sanitária e inserção do estoque previstos na Portaria 3561, e destaca ainda que o trânsito de animais deve ser regular, com emissão de e-GTA acompanhada dos exames necessários entre outros.

Academia equestre

A Acrissul já tem uma parceria preparada para a escola de esportes equestres. Juntamente com a Montana Academia Equestre, irá oferecer aulas de equoterapia, horse pilates, trail, três tambores, seis balizas, ranch sorting, laço comprido, além de outras modalidades.

A Acrissul irá disponibilizar 10 vagas sociais para atender pessoas carentes para equoterapia. As demais serão abertas para o público em geral. “Isso mostra a preocupação da Acrissul pelo lado social além do institucional”, afirma o presidente.