A Acrissul enviou correspondência essa semana para a Secretaria Estadual de Fazenda, cobrando uma posição daquele órgão para que flexibilisse o prazo de validade da nota fiscal para transporte de animais, assim como faz a Iagro quando o assunto é a validade da GTA. A cobrança foi feita com base em inúmeras reclamações de produtores rurais, encaminhadas para a Acrissul.
O fato é que a Iagro e a Secretaria de Fazenda têm adotado critério diferenciado no que se refere ao prazo de validade dos documentos para transporte de animais. Enquanto a Iagro flexibiliza o prazo de validade da GTA, a Fazenda, de uns tempos para cá, determina que se fixe a data do transporte de animais. A norma tem causado transtornos para os produtores, que muitas vezes dependem das condições do clima, das estradas, de imprevistos no transporte, em dificuldades para arrebanhar os animais.
A cobrança é no sentido de que os documentos tenham prazo de validade, de forma a permitir que o transporte seja feito em momento apropriado.