Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Notícias

35ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador começa dia 13 de julho, no Parque da Gameleira

29 junho 2016 - 14h06Por Interface Comunicação | Cíntia Neves
35ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador começa dia 13 de julho, no Parque da Gameleira

No período de 13 a 23 de julho, terá início a 35ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque Bolivar de Andrade, Parque da Gameleira, onde estima-se receber mais de 150 mil visitantes. O evento de equinos, considerado o maior da América Latina, de uma mesma raça, é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e se destaca por ser referência internacional. A abertura oficial acontecerá no sábado, dia 16 de julho, data em que a ABCCMM comemora 67 anos de atuação no cenário nacional.

A 35ª edição, terá como tema “Marchador e Família”, e será a primeira exposição da gestão da nova Diretoria. “Esse ano, o nosso evento será totalmente direcionado para a família e apresentaremos várias atrações para esse público. Preparamos uma programação criteriosa para resgatar a participação efetiva dos criadores, visitantes e seus familiares”, explica o presidente da ABCCMM, Daniel Borja. Segundo ele, a expectativa é que sejam movimentados, cerca de R$20 milhões em negócios nos leilões, shoppings de animais e vendas diretas entre os criadores. Aproximadamente, 1.800 animais, incluindo os de pista, esporte e para remate, advindos de todas as regiões do país, irão participar do evento.

Leilões

Durante a realização da Nacional ocorrerá o “Shopping de Animais”, onde estarão à venda garanhões, matrizes, potros e animais de sela. Nesse espaço, os interessados poderão ver, analisar e comprar os exemplares de acordo com o seu interesse, ou seja, para reprodução ou lazer. O primeiro remate da Nacional, será o Leilão Noite dos Campeões. Ele acontecerá no dia 15 de julho, às 21h, com a oferta de 42 lotes selecionados.

O presidente faz questão de ressaltar sobre a importância do leilão de caráter filantrópico, que será realizado no dia 19 de julho de 2016, às 20h, visando arrecadar fundos para o “Projeto Marchadores pela Vida”. Segundo ele, é importante alinhar o Mangalarga Marchador a causas sociais e ajudar quem precisa. Os leilões de Elite, dos dias 21 e 22, também estão na programação oficial da Nacional com a oferta de 40 animais cada.

Atrações a parte

Durante o evento, haverá espaços com conforto e segurança para confraternização de todos. Um deles é a “Casa do Criador”, que volta às suas tradições com ambiente descontraído e preparado para recepcionar a família Mangalarga Marchador.

Outra opção de entretenimento será a “Alameda dos Núcleos”, com shows à noite. Sucesso em eventos de todo Brasil os food trucks também terão lugar especial com deliciosas opções da gastronomia. As crianças ganharão atenção especial nesta edição: espaço Kids com brinquedos, jogos interativos e games. A minifazenda também estará presente.

Haverá, também, a “Boutique do Marchador”, que funcionará durante todo o evento, onde os visitantes terão a oportunidade de comprar produtos oficiais da marca, botas, cintos, camisetas, camisas sociais e adereços alusivos ao Mangalarga Marchador, com alto padrão de qualidade. Outra atividade oferecida pela ABCCMM que cativa crianças, jovens e adultos é o “Test Ride”, por meio do qual os visitantes terão a oportunidade de experimentar a montaria em cavalos da raça.

As provas sociais também não vão faltar. Marcadas para o dia 22 de julho, este ano terá oficialmente uma categoria a mais, com a prova da “Esporinha de Ouro”, para qualquer criança ou jovem de até 15 anos.

Palestras técnicas

A edição 2016 oferecerá ainda diversas atividades para o público no Parque da Gameleira. Palestras técnicas com profissionais especializados trarão as informações e os resultados das pesquisas científicas envolvendo a raça.

Para garantir o bem-estar da tropa no parque, uma das prioridades da ABCCMM, foi a escalação de uma comissão formada por profissionais da Associação. Essa ação tem como objetivo fiscalizar e orientar os treinadores sobre os bons tratos aos animais.

Novidades no ar

Com um estúdio ao vivo, diretamente do parque da Gameleira, a “Rádio do Mangalarga Marchador” também estará presente na Nacional com o que há de melhor da música sertaneja de raiz e universitária. Na programação, haverá conteúdo interativo com notícias dos acontecimentos em pista, participação de criatórios, curiosidades e entrevistas técnicas.

Sobre a raça

O Mangalarga Marchador é uma raça brasileira, proveniente do sul do Estado de Minas Gerais, fruto do cruzamento de cavalos Álter, de origem portuguesa, com éguas selecionadas para sela. Ela teve expressiva influência na história brasileira ao participar de todos os seus ciclos econômicos.

Docilidade, comodidade, beleza e rusticidade são características que ganharam a simpatia da maioria dos criadores de cavalos no Brasil e contribuíram para a formação da maior raça da América Latina.