Menu
Busca segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
34ºmax
22ºmin
Notícias

3ª edição da Feira do Agronegócio da região norte acontece entre 7 e 9 de julho em Coxim

28 junho 2016 - 00h00Por Senar MS

Entre os dias 7 e 9 de julho o sindicato rural de Coxim promove pelo terceiro ano consecutivo a Feira do Agronegócio da Região Norte, com objetivo de fortalecer a atividade agropecuária e oferecer aos participantes acesso à informação, conhecimento e inovação tecnológica. Com programação diversificada, os visitantes terão oportunidade de participar de exposições de animais, equipamentos agrícolas, leilões e palestras focadas nos principais temas do setor.

O município possui o 9º lugar maior rebanho bovino estadual com 518.516 cabeças, além de registrar produção expressiva na produção de lenha e madeira em tora, proveniente do cultivo de Florestas Plantadas. A informação divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2014 reforça a aptidão da região em diversificar a atividade agropecuária, no cultivo de soja (31,9 mil toneladas) e milho (31,8 mil toneladas).

De acordo com a diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Terezinha Cândido Souza, a edição de 2015 superou as expectativas dos produtores em função dos números de negócios alcançados, cerca de R$ 7 milhões. “A diretoria do sindicato optou por apresentar um formato mais direcionado aos produtores e, por isso, não são realizados shows a exemplo do que acontece em outros municípios. O foco dos organizadores é proporcionar ao público-alvo do evento atualizações sobre o setor, por meio de uma programação variada de palestras e cursos”, argumenta.

Opinião qualificada

O produtor rural Durvalino Vieira se dedica à pecuária e agricultura em uma propriedade localizada no município de Sonora e participou das edições anteriores da feira. Ele acredita que o evento fortalece a cadeia produtiva da região e, consequentemente, a economia local. “Acredito que o formato oferecido pela feira é positivo pois, atualiza todos os envolvidos nas atividades agropecuárias. Além disso, possui menos gastos com atrações musicais que acabam onerando os organizadores”, ressalta.

Na avaliação do produtor Ivo Jardim Carvalho, o evento possibilita que os produtores possam se reunir, trocar e experiências e formalizar bons negócios. “É um momento de união para a classe produtora, no qual nos encontramos, conversamos e conhecemos o que há de mais atual no setor. Acredito que toda a comunidade sai ganhando com a feira”, observa.

Segundo o produtor Rafael Gratão, os eventos que compõem a programação da Feira do Agronegócio como os dias de campo e palestras também chamam a atenção pela qualidade e inovação. “A feira oferece muita informação e os produtores aguardam com interesse, já que é a oportunidade de acompanharmos o que há de mais novo em termos tecnológicos e de mercado. O dia de campo do Senar/MS, por exemplo, vai aliar produção de leite e hortifrutigranjeiros atendendo a demanda de produtores na região”, enfatiza.

Eventos paralelos – Desde o início do mês estão confirmados eventos importantes que antecederão a Feira do Agronegócio de Coxim. Um deles é o 2º dia de campo realizado pela Fazenda Modelo, em Pedro Gomes, no dia 2 de julho. A programação é composta pela realização de palestras sobre melhoramento genético, manejo de pastagens e tecnologia de terminação a pasto, seguida por leilão com animais de alta performance genética.

Já no dia 8 de julho, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promove um dia de campo em Coxim que demonstrará a metodologia de trabalho do programa Mais Leite e Hortifruti Legal, duas das vertentes de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial. As inscrições devem ser feitas antecipadamente com 200 vagas e o horário será das 7h às 12h, no parque de exposições do município.