Menu
Busca sexta, 25 de junho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
30ºmax
19ºmin
Expogrande

Setor leiteiro debate demandas com Governo do Estado na Expogrande

12 abril 2018 - 15h54Por Kelly Ventorim – Semagro

Numa iniciativa da Casa do Produtor de Leite de Mato Grosso do Sul e do Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, aconteceu nessa terça-feira (10.4), uma reunião com o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e o governador Reinaldo Azambuja, no Gabinete Itinerante, no Parque de Exposições Laucidio Coelho, onde acontece mais uma edição da Expogrande, a maior feira agropecuária do Estado.

 
O empresário Marcelo Real, que preside o Núcleo de Criadores de Girolando, colocou em pauta algumas das principais demandas do setor buscando basicamente melhorar a produtividade e rentabilidade do leite, atividade de mais de sessenta e cinco mil famílias no Estado. “Mato Grosso do Sul já foi o décimo quinto em produção de leite no Brasil e, hoje, estamos em décimo oitavo. Esse encontro serve para promover junto ao Governo do Estado um entendimento sobre o setor, buscando melhorias com esforço conjunto”, pontuou.
 
Com uma pauta bem definida, Marcelo Real deu início argumentando pela continuidade do incentivo para a saída do leite spot para fora do Estado, uma ação de Governo realizada no período de novembro de 2017 a fevereiro de 2018. Sobre esse tema o Governo do Estado garantiu que irá avaliar a necessidade conforme apontamento do mercado.
 
A reivindicação por uma política de assistência para a cadeia do leite em Mato Grosso do Sul, com fomento aos produtores e indústrias – demanda que já permeava as discussões da Câmara Setorial do Leite – recebeu retorno imediato.
 
Segundo explicou Jaime Verruck, um programa de assistência a médios produtores – fruto de uma parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) – deve ser apresentado no dia 28 de abril, para atendimento numa primeira etapa de 500 produtores, tendo como foco o melhoramento das pastagens.
 
A realização de um concurso de queijo artesanal regional, durante a Semana do Leite e a normatização da produção do produto, o conhecido queijo caipira, também foi debatido. Sobre isso ele lembrou que há um trabalho conjunto do Governo do Estado e o Senar/MS para identificar os tipos de queijos produzidos em Mato Grosso do Sul e o tema está no radar de sua secretaria, a Semagro.
 
A política de incentivos do Estado para atração de novas indústrias ou empresas, também entrou em pauta e junto de outras demandas como: o incremento para compra institucional através das secretarias de Governo, alinhando com os laticínios regionais para fornecimento às escolas, creches e presídios; a revisão dos incentivos fiscais para as indústrias SIE e disponibilidade de linhas de crédito para manutenção da produção, objetivando melhores condições de concorrência com os produtos importados, foram debatidas e inseridas na agenda governamental.
 
Casa do Produtor de Leite do MS
A Casa do Produtor de Leite do Mato Grosso do Sul inaugurada no Parque de Exposições Laucídio Coelho, durante a 80ª Expogrande, é uma iniciativa de uma parceria do Núcleo dos Criadores de Girolando do Estado com a Associação dos Criadores do MS (Acrissul). O espaço é destinado a agregar todos os produtores de leite, independente do tamanho, do modelo de produção ou da raça que cria. O foco da Casa é a união da classe, buscando vencer os desafios e expandir a atividade.

Leia Também

STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Repercussão geral
STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Fim dos Conflitos
Câmara aprova projeto que regulamenta demarcação de terras indígenas
Aprovado o mérito na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o substitutivo ao PL 490/2007 aguarda análise dos destaques para seguir ao Plenário
Notícias
Cai diferença entre valor da arroba e carne no atacado
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida
Análise
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida