Menu
Busca quinta, 18 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
18º
Expogrande

Na Expogrande, governador inaugura a Casa do Produtor de Leite de MS

06 abril 2018 - 18h40Por Assessoria de Imprensa da Acrissul | Expogrande
Após a cerimônia oficial de abertura da 80ª Expogrande, que a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) está realizado até o próximo dia 22 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), o governador Reinaldo Azambuja inaugurou, nesta quinta-feira (5/4), a “Casa do Produtor de Leite de Mato Grosso do Sul”.
 
“É um marco inaugurar esse espaço do produtor de leite do Estado dentro do Parque de Exposições Laucídio Coelho e durante a Expogrande, pois representa a união de toda a classe. Por isso, eu defendo políticas públicas de integração e tenho certeza que essa Casa trará para dentro dela produtores rurais de todos os tamanhos e que têm no leite uma atividade essencial, demostrando a importância dessa atividade”, destaca Reinaldo Azambuja.
 
Na avaliação do governador, o objetivo quando se cria um espaço como a Casa do Produtor de Leite é fortalecer o segmento. “O  meu Governo é aberto a receber as reivindicações e, na medida do possível, procuramos atendê-las. Porém, não se pode trabalhar no imediatismo, precisamos criar uma política duradoura para aumentar a competitividade do leite como um fomento da nossa economia”, ressalta.
 
Reinaldo Azambuja completa que o caminho agora é avançar na construção de uma pauta de interesse do segmento da pecuária leiteira sul-mato-grossense. “Precisamos buscar uma política efetiva e duradoura para que possamos fortalecer a pecuária leiteira e dar a oportunidade a todos os produtores, desde o mini até os grandes. Quero reafirmar que a minha administração está aberta ao diálogo”, afirma.
 
Para o presidente da Acrissul, Jonatan Pereira Barbosa, a “Casa do Produtor de Leite de MS” chega para atender aos anseios do segmento da pecuária leiteira sul-mato-grossense. “Precisamos entender que o leite é vida e o ser-humano, da criança ao idoso, se alimenta desse produto tão essencial e, acredito, que, com esse espaço, vamos ajudar a divulgar mais esse alimento. Além disso, a Casa vai abrigar os núcleos de criadores de todas as raças leiteiras do nosso Estado, desde o Gir até Jersey. Por isso, nada mais oportuno que essa Casa funcione dentro do Parque de Exposições Laucídio Coelho”, pontuou.
 
Ao aproveitar a inauguração para solicitar uma agenda com o governador Reinaldo Azambuja para debater políticas de fomenta à pecuária leiteira, o presidente do Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, Marcelo Real, ressalta que a Casa do Produtor de Leite é uma ideia que nasceu entre os criadores da raça Girolando no Estado e em parceria com a Acrissul. “Nós entendemos que faltava um espaço para reunir os criadores das raças leiteiras e destinado a discutir pautas técnicas, comerciais, políticas e, principalmente, estratégicas”, declarou.
 
Ele acrescenta que o objetivo final é sempre melhorar o mercado do leite em Mato Grosso do Sul. “A Casa do Produtor de Leite é um projeto pioneiro no nosso Estado e no local esperamos reunir os criadores de todas as raças leiteiras criadas nas propriedades rurais sul-mato-grossenses. Eles serão muito bem-vindos para que juntos possamos unir as nossas forças e traçar metas de crescimento da atividade”, afirmou.
 
A Casa do Produtor de Leite conta com uma sala principal com capacidade para abrigar 40 produtores, que terão à disposição os equipamentos necessários para a realização de reuniões de trabalho. Além disso, conforme Marcelo Real, o espaço tem ainda uma sala menor para as pequenas reuniões, bem como uma área externa com churrasqueira para a realização de confraternizações após as reuniões de trabalho.
 
“É um protótipo da união da classe dos produtores de leite do Estado. Esperamos que o espaço seja utilizado para um trabalho intenso. Infelizmente, as pessoas têm o péssimo hábito de reclamar e não apresentar proposições construtivas. Agora, com a Casa do Leite, esperamos mudar essa filosofia e, em conjunto, buscar soluções para os nossos problemas”, avisou o presidente do Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul.