Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Expogrande

Expogrande 2018 sediará simpósio “Dia do Senepol”

28 março 2018 - 17h54Por Assessoria de Imprensa Senepol | Grupo Publique
Expogrande 2018 sediará simpósio “Dia do Senepol”

Quarto maior rebanho de Senepol do Brasil, o Mato Grosso do Sul é considerado um grande mercado para a raça e sediará, em abril, o simpósio “Dia do Senepol”. Com entrada gratuita, o evento está agendado para 10 de abril e faz parte da programação oficial da Expogrande 2018, feira que completa 80 anos e será realizada de 5 a 22 de abril, em Campo Grande.

O “Dia do Senepol” terá início a partir das 8h, no auditório da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul),e será aberto pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Pedro Crosara Gustin. Na sequência, serão ministradas diversas palestras ao longo do dia sobre padrão racial, melhoramento genético, resultados em cruzamento industrial e genômica.

O superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes, falará sobre as características da raça e seu programa de melhoramento genético, o PMGS. O Senepol completa 18 anos de Brasil em 2018 com crescimento de 25% no rebanho nacional. Já o desempenho da raça nos cruzamentos industriais será o tema da palestra do gerente de Corte Taurinos do Centro de Performance CRV Lagoa, Cristiano Leal. A Scot Consultoria realizou uma pesquisa inédita em 20 estados brasileiros e comprovou que a indústria frigorífica vem pagando espontaneamente ágio para pecuaristas que trabalham com animais meio-sangue Senepol.

Na parte da tarde, o “Dia do Senepol” concentrará os debates sobre melhoramento genético. O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, mostrará a evolução das avaliações genéticas da raça dentro do programa Geneplus, responsável pela elaboração do Sumário de Touros Senepol. O funcionamento do Geneplus na prática ficará a cargo do zootecnista do programa, Lucas Nascimento Silva. Já o professor da UNESP, Fernando Garcia, apresentará a aplicação da genômica na seleção do Senepol. De acordo com a ABCB Senepol, até o final do ano, mais de 3.500 amostras genotipadas de animais da raça serão coletadas em rebanhos de todo o Brasil, viabilizando a geração das DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) genômicas que serão incorporadas ao Sumário de Touros 2019.

Outro evento da ABCB Senepol na 80ª Expogrande será o “Encontro Feminino”, no dia 11 de abril, a partir das 20h, no Hotel Deville. Criadoras de Senepol de todo o Brasil são aguardadas para debater os rumos da raça e a contribuição feminina nesse processo. A Expogrande ainda terá uma mostra de animais Senepol nos pavilhões J e L do Parque de Exposições, onde também ocorrerá degustação de carne nos dias 6, 7 e 10, e uma tarde para as crianças, no dia 12 de abril. Dois leilões completam a programação da raça na Expogrande: Leilão Pérolas do Senepol, no dia 9, a partir das 20h, no Tatersal Hélio Coelho; e Leilão Senepol da São José, no dia 12 de abril,às 19h, no Tatersal de Elite 1.