Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
21º
Expogrande

Dos pampas ao cerrado, raça Crioula marca presença na 80ª Expogrande

27 março 2018 - 13h42Por Assessoria de Imprensa Acrissul | Expogrande

Os pecuaristas de Mato Grosso do Sul têm apostado cada vez mais na criação de cavalos crioulos e o Estado já se destaca com o maior rebanho do Centro-Oeste com mais de 2,62 mil cabeças, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Com origem nas grandes planícies dos pampas até as mais distantes montanhas dos Andes, os cavalos trazidos por colonizadores espanhóis agora estão se adaptando ao cerrado sul-mato-grossense.

Por isso, mais uma vez, a raça vai marcar presença na 80ª Expogrande, que será realizada pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) de 5 a 22 de abril, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS). De acordo com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos em Mato Grosso do Sul (NCCCMS), um dos principais motivos para esse crescimento vem sendo a busca de animais por usuários dos cavalos para a disputa de provas equestres, especialmente para a modalidade do laço, que vem sendo um dos destaques na região.
 
Além disto, há um maior o investimento dos criadores em genética de qualidade dos animais que hoje participam de mostras e exposições da raça Crioula e isso tem também ampliado a imagem do cavalo Crioulo em Mato Grosso do Sul, que também vem sendo usado na pecuária extensiva pela sua habilidade e rusticidade no trabalho a campo. A participação dos cavalos crioulos na Expogrande começa no dia 12 de abril com a concentração dos machos, prossegue com a inauguração da pista de mangueira e demonstração de ranch sorting e termina com a admissão dos animais para morfologia passaporte.
 
No dia 13 de abril, tem início a morfologia passaporte e a continuação do julgamento morfológico, sendo que no período noturno tem o Leilão União da Raça Crioula, enquanto no dia 14 de abril serão conhecidos os grandes campeões da morfologia passaporte e depois será feita a entrega dos prêmios. Conhecidos por suportarem o intenso frio e também o calor desgastante, os cavalos crioulos passaram quatro séculos de adaptação e de evolução, que lhes possibilitaram adquirir características únicas e próprias no meio ambiente sul-americano.
 
Por conta de sua longevidade, rusticidade, agilidade e resistência, são muito utilizados nos trabalhos pesados na lida com o gado, em fazendas de todo o país. Hoje, estão presente em praticamente todos os Estados brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), e o relatório populacional da raça informa que estão registrados 84.741 animais, entre machos e fêmeas, espalhados por 22 Estados brasileiros.
 
Não se deixe enganar pelo baixo porte. Os cavalos da raça Crioula têm musculatura extremamente consistente e estrutura óssea compacta. Anatomia que agrega tais características de agilidade e resistência. O portal Mercado de Cavalos estima que o Brasil tenha hoje cerca de 140 mil animais vivos registrados e distribuídos entre aproximadamente 14 mil proprietários.
 
Confira a programação completa:
 
DIA 12 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)
14h - Concentração dos machos;
15h - Inauguração da pista de mangueira e demonstração de ranch sorting;
17h - Admissão dos animais para morfologia passaporte;
20h - Jantar de confraternização.
 
DIA 13 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)
8h - InÍcio da morfologia passaporte;
13h30 - Continuação do julgamento morfológico;
19h - Leilão União da Raça Crioula.
 
DIA 14 DE ABRIL (SÁBADO)
9h30 - Grandes campeonatos morfologia passaporte.
12h – Entrega dos Prêmios