Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Expogrande

Começa o julgamento da raça nelore na Expogrande 80 Anos

06 abril 2018 - 19h44Por Assessoria de Imprensa da Acrissul | Expogrande
Começa o julgamento da raça nelore na Expogrande 80 Anos

Começou hoje o julgamento da raça nelore na Expogrande 80 Anos, feira que acontece no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS). No total foram inscritos 106 fêmeas e 65 machos. Os 171 animais inscritos são de 20 expositores, dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Minas Gerais e São Paulo.

A avaliação dos animais será feita pelo jurados Rodrigo Ruschel Lopes Cançado, de Goiânia, João Marcos Cruvinel Machado Borges e Rafael Mazao Ghizzoni, ambos de Uberada (MG). O julgamento de nelore na Expogrande este ano conta para a formação do ranking nacional da raça.

O presidente da Nelore MS, Antônio Celso Chaves Gaiotto, reforça o trabalho da entidade junto ao produtor rural em prol do fortalecimento do agronegócio sul-mato-grossense em vista da cadeia da carne bovina, fomentando cada vez mais a raça. “Por isso, Campo Grande foi escolhida pela Nelore Brasil como uma das cidades que receberão as 11 exposições oficiais do Ranking do Circuito Nacional da raça. E, nada mais justo, que o evento seja realizado durante a Expogrande, a maior feira agropecuária do Estado e uma das maiores do Brasil”, destacou.

Regulamento geral

Pelo “Regulamento Geral de Campeonatos e Competições Oficiais de Bovinos da Raça Nelore 2017/18”, o Circuito Nacional Nelore e Nelore Mocho conta com por 11 exposições oficiais definidas pelas diretorias da ACNB e da Expoinel e o Circuito Nacional de Exposições Nelore Mocho da ACNB composto por dez exposições oficiais. Dessas, o expositor somará os sete melhores resultados mais a Expoinel Nacional, descartando os outros resultados.

Os expositores e criadores continuarão disputando os campeonatos Liga dos Campeões e Super Copa. Para o ano calendário 2017/2018 todos os participantes da Liga dos Campeões e da Super Copa no ano calendário 2016/2017 serão classificados conjuntamente e os dez melhores criadores e os dez melhores expositores participarão da Liga dos Campeões no ano calendário 2017/2018.

Para os próximos anos, primeiros, segundos e terceiros criadores/expositores da Super Copa passam a competir na Liga dos Campeões do ano calendário seguinte, e oitavos, nonos e décimos criadores/expositores da Liga dos Campeões passam a competir na Super Copa do ano calendário seguinte, sem divisão de turnos no ano calendário do Ranking Nacional.

Expositores e Criadores que participarem de três ou menos exposições do Circuito Nacional Nelore terão suas pontuações automaticamente zeradas no Ranking Nacional. Assim, se o Expositor/Criador estiver concorrendo na Liga dos Campeões, no próximo ano calendário ele passará a participar da Super Copa.

Com mais de três criadores/expositores nesta situação, o critério de desempate para a definição de quem passará a participar da Super Copa no próximo ano calendário, será o resultado de cada um na Expoinel Nacional (o melhor resultado permanece na Liga dos Campeões). As exposições que compuserem o Circuito Nacional Nelore deverão obrigatoriamente ter seus leilões oficializados pela ACNB.

Novos critérios

Segundo o presidente da Nelore MS, Antônio Celso Chaves Gaiotto, a Tabela de Índices de Bonificação das exposições foi alterada e, a partir de agora, a Tabela de Índices de Número Médio de Animais por Expositor deixará de existir. Além disso, foi criado o Campeonato Supremo, que consiste na soma das pontuações como expositor e criador no ambiente da exposição, enquanto a divisão dos animais nas categorias e campeonatos serão por ordem crescente de idade.