Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Expogrande

Cavalo Pantaneiro terá programação exclusiva na 80ª Expogrande

28 março 2018 - 12h35Por Assessoria de Imprensa Acrissul | Expogrande

O Cavalo Pantaneiro que desponta no mercado pelo baixo custo de manutenção e resistência a longas jornadas, terá uma programação exclusiva na 80ª Expogrande, que será realizada pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) de 5 a 22 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS). 

Graças ao bom trabalho desenvolvido pela ACCP-MS (Associação de Criadores de Cavalo Pantaneiro de Mato Grosso do Sul), os animais da raça ganham ano após ano, mais espaço nos eventos agropecuários do Estado e na Expogrande 2018 isso não poderia ser diferente. A agenda do Cavalo Pantaneiro na feira será de 5 a 7 de abril, começando pelo julgamento morfológico e terminando pelo leilão de equinos da raça originária do Pantanal.
 
No dia 5 de abril, começa o julgamento morfológico na Pista Cavalo Pantaneiro, que fica próxima ao Pavilhão de Equinos Luciano Leite de Barros, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, quando especialistas em equinos farão análise técnica dos cavalos, o que tende a valorar os animais para comercialização. No mesmo dia, na pista de provas, também dentro do Parque, teremos as provas equestres para testar a maneabilidade dos animais, quando, em uma prova de extrema destreza e companheirismo, dois cavaleiros devem apartar o gado em ordem numérica pré-determinada pelo árbitro em menor tempo.
 
Além de mostrar as habilidades do cavalo pantaneiro em atividades físicas de máximo esforço, as provas levam também para a Expogrande um pouco da cultura pantaneira, pois fazem parte da tradição pantaneira de unir os amigos na tentativa de amenizar a distância das condições geográficas impostas pelo Pantanal. As competições servem também como ambiente de confraternização entre peões, patrões e as respectivas famílias, que se divertem participando e assistindo as provas.
 
No dia 6 de abril, terá a continuidade do julgamento morfológico do Cavalo Pantaneiro, ainda na Pista Cavalo Pantaneiro, que fica próxima ao Pavilhão de Equinos Luciano Leite de Barros, no Parque de Exposições Laucidio Coelho. Também no mesmo dia será dada continuação às provas equestres na pista de provas e, no período da noite, teremos a apresentação especial do Cavalo Pantaneiro, na pista de bovinos. Já no dia 7 de abril, para encerrar a programação do cavalo pantaneiro na Expogrande 2018, teremos, às 20 horas, o Leilão do Cavalo Pantaneiro, no Tatersal de Elite 1, realizado pela Taquari Horse Leilões Rurais.
 
Diferenciais do Cavalo Pantaneiro
Na lida com o gado, o cavalo pantaneiro suporta as intempéries de um dia exaustivo de trabalho, tendo como aliados cascos resistentes e sendo rústico (sem necessitar de cuidados especiais). No mercado do turismo, sua docilidade é ideal para o trato com turistas. Nas competições esportivas, como o enduro equestre e as provas de laço, a raça se destaca pela agilidade e fôlego.
 
Estudos da Embrapa Pantanal indicam que para a conservação da raça a preservação do Pantanal se faz necessária, já que a alimentação baseada no capim nativo foi o que a manteve resistente ao longo de séculos. A instituição desenvolve, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro (ABCCP), pesquisas em manejo, melhoramento genético e sanidade, com tecnologias transferidas aos produtores para conservação e aumento da qualidade da raça.
 
Confira abaixo a programação exclusiva do cavalo pantaneiro:
 
DIA 5 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)
Julgamento Morfológico do Cavalo Pantaneiro
HORÁRIO: 8 horas
LOCAL: Pista Cavalo Pantaneiro próxima ao Pavilhão de Equinos Luciano Leite de Barros
 
Provas Equestres (Maneabilidade)
HORÁRIO: 8h às 16 horas
LOCAL: Pista de Provas
 
DIA 6 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)
Julgamento Morfológico do Cavalo Pantaneiro
HORÁRIO: 8 horas
LOCAL: Pista Cavalo Pantaneiro próxima ao Pavilhão de Equinos Luciano Leite de Barros
 
Provas Equestres (Maneabilidade)
HORÁRIO: 8 às 16 horas
LOCAL: Pista de Provas
 
Apresentação Especial do Cavalo Pantaneiro
HORÁRIO: 18 horas
LOCAL: Pista de Bovinos
 
DIA 7 DE ABRIL (SÁBADO)
Leilão Cavalo Pantaneiro
HORÁRIO: 20 horas
LOCAL: Tatersal de Elite 1