Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Expogrande

15º Simpósio Sul-Mato-Grossense de ovinos traz genética como tema

01 abril 2017 - 18h29Por Karla Silva
15º Simpósio Sul-Mato-Grossense de ovinos traz genética como tema

A Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco), promove neste sábado (01), durante a 79ª Expogrande, no auditório da Acrissul o 15º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura. Esse ano o tema é “A Genética em prol do mercado”, sendo discutido em cinco palestras e mesa de debates.

Com um rebanho que chega a quase 500 mil ovinos em Mato Grosso do Sul, o Simpósio evolui a cada ano desde o seu início: “O simpósio tem evoluído conforme a produção de ovinos vem evoluindo no Estado. Já falamos de sanidade, de produção, manejo, pastagem, comércio da carne e nesse momento abordamos a genética”, informa Ana Cristina Andrade Bezerra, médica veterinária e primeira secretária da Asmaco.

Em 15 anos, com palestrantes gabaritados para abordar assuntos relacionados a ovinocultura, o objetivo da Associação é informar pequenos, médios e grandes produtores, estudantes e pessoas interessadas a começar a investir em ovinos, para fazer o direcionamento correto para a atividade. Este ano, uma comissão de Jataí (GO) veio conhecer o trabalho da Associação e da PDOA (Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate) com o objetivo de realizarem trabalho similar no município.

O controle do número de rebanho no Estado é realizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO). O produtor deve informar ao órgão a quantidade de nascimento de animais, mas infelizmente, nem todos os produtores informam o lançamento de nascidos, assim, acredita-se que o número de ovinos no Estado seja maior.

A Asmaco tem hoje 27 associados, e a expectativa é de que chegue a 35 em abril. Segundo Ana Cristina, o trabalho da Associação, nesse momento é oficialização e legalização do abate dos animais: “Fortalecendo a parte de comercialização, a gente fortalece o comércio de reprodutores e toda a ovinocultura no Estado”.

No dia da abertura da 79ª Expogrande foi inaugurado o pavilhão de ovinos, com espaço para 100 animais de diversas raças, oferecidos para reprodução, e todos em idade reprodutiva e exame andrológico (exame clínico do animal e do sêmen). “O produtor tem a garantia de levar um animal com padrão de saúde e potencial reprodutivo melhor”, conclui Ana Cristina.

No domingo, 02 de abril às 10 horas, no Tatersal de Elite 2 da Acrissul, acontece o Leilão de Ovinos Cabanha de Vermeio e Convidados. São 30 lotes, sendo ofertados 18 reprodutores e ovelhas matrizes das raças Texel, Dorper, Santa Ines e Suffolk.

Outra atividade aguardada é a apresentação de cães de pastoreio a partir das 16 horas, na próxima terça-feira (04), em frente ao pavilhão de ovinos.

79ª Expogrande


A Expogrande acontece entre os dias 30 de março e 09 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande/MS, e conta com extensa agenda de leilões, competições e palestras técnicas, além de shows e oportunidades facilitadas de negócios.

Mais informações diretamente na Acrissul pelo telefone (67) 3345-4200.