Menu
Busca sexta, 25 de junho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
30ºmax
19ºmin
Agricultura

Mapa divulga zoneamento agrícola para cana-de-açúcar irrigada

30 abril 2018 - 23h20Por Mapa
Mapa divulga zoneamento agrícola para cana-de-açúcar irrigada

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura de cana-de-açúcar irrigada para os estados nordestinos do Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27). 

 
O estudo, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio da cultura nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.
 
Hugo Borges Rodrigues, coordenador geral de Risco Agropecuário, explica que “após a obtenção dos resultados de datas de plantio por níveis de riscos para cada município, os resultados foram apresentados aos interessados (entidades representativas de classe, assistência técnica, pesquisa, agentes financeiros e produtores rurais) visando receber a opinião dos especialistas regionais, aqueles que conhecem a fundo o dia a dia da cultura em cada região”.
 
O produtor para se beneficiar do Proagro, Proagro Mais e da subvenção federal ao prêmio do seguro rural deve observar as recomendações desse pacote tecnológico (zoneamento). O cultivo da cana-de-açúcar no Brasil é destinado, em grande parte, à produção de açúcar e de etanol e, em menor escala, para outras finalidades, como a alimentação animal e a fabricação de aguardente.
 

Leia Também

STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Repercussão geral
STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Fim dos Conflitos
Câmara aprova projeto que regulamenta demarcação de terras indígenas
Aprovado o mérito na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o substitutivo ao PL 490/2007 aguarda análise dos destaques para seguir ao Plenário
Notícias
Cai diferença entre valor da arroba e carne no atacado
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida
Análise
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida