Menu
Busca segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
34ºmax
22ºmin
Agricultura

Brasil deve exportar 3% mais carnes em 2017, diz Ministério da Agricultura

12 julho 2017 - 14h53Por Canal Rural
Brasil deve exportar 3% mais carnes em 2017, diz Ministério da Agricultura

A exportação brasileira de carnes bovina, suína e de aves deve crescer 3% neste ano na comparação com o ano anterior, disse o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, em Genebra, na Suíça, onde participa da reunião do Codex Alimentarius. Segundo ele, missões internacionais, que foram intensificadas nos últimos meses, têm servido para consolidar e ampliar negócios nos mercados consumidores.

Em Genebra, o Novacki ressaltou as medidas adotadas pelo Brasil para assegurar a qualidade das carnes, como a criação do programa de compliance do ministério, visando aumentar o controle sobre os procedimentos internos e a relação dos fiscais com os produtores. Durante a viagem, Novacki também quer reforçar o apoio à candidatura do brasileiro Guilherme Costa, coordenador de Assuntos Multilaterais da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, à presidência do Codex.

O Codex Alimentarius é entidade vinculada à Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que trata dos padrões, diretrizes e recomendações para a segurança, qualidade e comércio leal de alimentos entre os 188 países membros. É a primeira vez que o Brasil concorre ao cargo.