A fábrica da empresa Seara Alimentos, uma das maiores indústrias à base de carnes de aves e suínos do mundo, vai encerrar a produção de frangos na planta de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, já no dia 20 de junho. O anúncio foi feito através de nota oficial pela empresa, que pertence ao Grupo Marfrig. Com a interrupção, 540 funcionários serão dispensados e 150 serão transferidos para outras unidades da empresa no Rio Grande do Sul. A produção de carne de peru seguirá normalmente.
Segundo a nota, o encerramento é parte do plano de melhoria da eficiência da plataforma produtiva da empresa. Ele prevê descontinuidade das atividades de quatro plantas no País e a realocação dos volumes em outras unidades produtivas, melhorando a ocupação do parque de fábricas e aumentando a rentabilidade das operações. A
inda dentro da nota, o diretor financeiro da Seara Alimentos, Ivo Dreher, justificou a decisão. “Nossos estudos e ações para otimizar a performance da nossa plataforma industrial constataram a necessidade de descontinuar o sistema de frangos de Caxias, que passou a ter a sua viabilidade econômica comprometida pelo alto custo dos grãos, dos insumos, da logística e da mão-de-obra, fatores decorrentes do forte crescimento e mudança do perfil econômico da região, hoje mais voltado para o setor metal-mecânico e têxtil” Segundo a empresa, para minimizar o impacto para os produtores locais, haverá migração para operação de perus e também para outras empresas do setor na região.
O diretor de Agropecuária da Seara, Vilnei Milanesi, espera a realocação da maioria em curto espaço de tempo. “Estimamos que 80% dos cerca de 120 produtores integrados de frangos serão realocados em curto espaço de tempo.
Além disso, é importante reiterar que todos os produtores integrados da Seara têm seus direitos assegurados em contratos com cláusulas de rescisão que vem sendo cumpridas integralmente.
Ainda conforme a nota, a decisão de descontinuar o sistema de produção de frangos não afetará clientes e consumidores porque outras unidades industriais seguirão atendendo a demanda." A planta de Roca Sales, que usa matérias-primas de Caxias do Sul, passará a ser abastecida por outras unidades. A empresa também analisa propostas para vender esta unidade.