Menu
Busca segunda, 22 de setembro de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
20º
Expoequestre rec banner novo
PECUÁRIA PELO MUNDO

Reconstruindo o rebanho de vacas dos EUA: uma escalada calculada

A liquidação de vacas ficou para trás. A retenção de novilhas já está em andamento. O ciclo do gado dos EUA está oficialmente mudando para o modo de reconstrução

22 setembro 2025 - 10h55Por O Estado de S. Paulo | Agro
Reconstruindo o rebanho de vacas dos EUA: uma escalada calculada

Os gargalos no processamento de carne bovina, a seca persistente, os custos elevados de alimentação, a escassez de mão de obra e os atritos do pós-pandemia mantiveram as margens de vaca-bezerro relativamente apertadas de 2016 a 2022. Algumas dessas pressões diminuíram, mas com o número de rebanhos prestes a crescer, outras podem facilmente ressurgir.

À medida que os produtores retêm mais bezerras nesta temporada de outono, a reposição do rebanho continua sendo um exercício cauteloso e calculado. O Rabobank prevê que o inventário de vacas de corte em 1º de janeiro de 2026 será de 28 milhões de cabeças, um aumento de 200 mil cabeças em relação ao ano anterior.

Um segundo aumento de menos de 500 mil cabeças é provável no ano seguinte. Em resumo, não espere mudanças dramáticas no início deste esforço de reconstrução. De 2024 a 2026, o rebanho nacional de vacas de corte deve se manter relativamente estável. Um crescimento mais significativo do rebanho é projetado a partir de 1º de janeiro de 2027, entrando no início da década de 2030.

Mesmo assim, a projeção de pico de inventário provavelmente ficará de 500 mil a 1 milhão de cabeças abaixo dos níveis recordes de 2019 — e isso não é necessariamente ruim. Graças aos ganhos de eficiência de longo prazo em todo o setor de carne bovina dos EUA, uma reconstrução que ultrapasse 30,5 milhões de vacas pode ser mais do que suficiente para atingir um novo recorde de produção total.

A oferta de carne bovina per capita pode alcançar níveis não vistos em mais de duas décadas. Ainda assim, adicionar cerca de 2,5 milhões de vacas durante esta próxima fase será uma tarefa complicada.

De acordo com a mais recente pesquisa State of the Beef Industry do Farm Journal, apenas 47% dos produtores estão considerando expandir seu rebanho de vacas nos próximos cinco anos — uma queda de quatro pontos em relação ao já modesto número do ano passado.