Menu
Busca sexta, 30 de janeiro de 2026
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
32º
Expogrande 2026 smart
AGRICULTURA

Rally da Safra avalia lavouras de soja e projeta recuperação de produtividade em MS

Técnicos estarão em campo no Sul e Norte do estado até 5 de fevereiro para verificar as condições de desenvolvimento da safra

30 janeiro 2026 - 12h00Por Agroconsult
Rally da Safra avalia lavouras de soja e projeta recuperação de produtividade em MS

O ciclo da soja em Mato Grosso do Sul avança em um cenário de otimismo renovado. Após duas safras desafiadoras no estado, as projeções da Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, indicam que a produtividade pré-Rally pode atingir 61,5 sacas por hectare, sinalizando uma recuperação do potencial perdido nas temporadas 23/24 e 24/25. A região Sul do MS, que se destacou pelo ritmo acelerado de plantio — um dos mais ágeis dos últimos cinco anos — será o ponto de partida para a equipe técnica do Rally, entre 29 de janeiro e 5 de fevereiro.

Durante esse período, técnicos irão percorrer as principais regiões produtoras, como Ponta Porã, Naviraí, Dourados e Maracaju, com saída e retorno em Campo Grande. No dia 6 de fevereiro, a expedição segue para o Norte, chegando à região de Sonora, concluindo as avaliações antes de partir para o Mato Grosso e, posteriormente, Goiás.

Para André Debastiani, coordenador da expedição, as avaliações de campo são essenciais para aprofundar as análises, validar e ajustar as estimativas de safra pré-Rally. “Esse trabalho permite observar diretamente o desenvolvimento das lavouras, registrar diferenças regionais, avaliar impactos de manejo e, especialmente, monitorar a influência do clima daqui em diante. Tudo isso garante que cada mudança seja captada com precisão e transformada em informação confiável para o setor”, explica.

Segundo a estimativa pré-Rally da Agroconsult, o Brasil está prestes a alcançar uma produção histórica de soja na safra 25/26, com 182,2 milhões de toneladas previstas — um salto de 5,9% em relação ao ciclo anterior. A produtividade média nacional é estimada em 62,3 sacas por hectare, superando as 60,0 sacas registradas na última temporada.

Área plantada cresceu no Brasil

A área plantada no país deve ter um acréscimo de 1 milhão de hectares, alcançando 48,8 milhões de hectares. Apesar de o ritmo de expansão estar abaixo da média dos últimos dez anos — quando o crescimento anual era de cerca de 1,7 milhão de hectares — a área cultivada segue em expansão, mesmo diante de um cenário econômico desafiador.

Debastiani diz que esse movimento é impulsionado por diferentes fatores: investimentos de grupos agrícolas com visão de longo prazo; valorização da terra, especialmente em regiões de conversão de pastagens para agricultura; e a presença de produtores com maior solidez financeira, que aproveitam o momento para ampliar sua operação. “Embora as expectativas iniciais indicassem uma pressão do ambiente econômico sobre os aportes no campo, o que se observa é diferente. Os produtores têm mantido bons volumes de adubação, ainda que sem crescimento, e seguem investindo em tecnologia. Fora o Rio Grande do Sul, onde há redução no uso de tecnologia, os demais estados preservam um padrão sólido de investimento, com foco em altas produtividades. Esse conjunto forma outro fator positivo desta safra: além da expansão de área, há manutenção da tecnologia empregada, fundamental para sustentar o potencial produtivo”, ressalta.

As equipes técnicas do Rally irão percorrer mais de 100 mil km por 14 estados (MT, MS, GO, DF, MG, SP, PR, SC, RS, MA, PI, TO, BA e PA). As áreas visitadas respondem por 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho. Patrocinam a 23ª edição da expedição BASF, Credenz® e SoyTech® (marcas de sementes da BASF), xarvio® (plataforma digital oficial do Rally), OCP Brasil, Banco Santander, Agrivalle, John Deere, Mitsubishi e JDT Seguros.