Nesta quarta-feira (10), o Programa Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) foi aprovado oficialmente para ser apresentado durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
A iniciativa terá espaço confirmado dentro da AgriZone, área que funcionará na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em uma área de 3.000 hectares na capital paraense. O objetivo é mostrar ao mundo o compromisso do produtor rural brasileiro com a sustentabilidade e a produção de alimentos de qualidade, reforçando que é possível aumentar a produção de forma responsável e sustentável, unindo tecnologia, ciência e práticas já aplicadas no campo por meio da extensão rural.
Com a relevância do projeto integrado, o FPS também terá a oportunidade de ser apresentado no Espaço Arena, ambiente de grande visibilidade, aberto ao público e com circulação de autoridades, formadores de opinião, negociadores e investidores internacionais.
Marcelo Nogueira, supervisor de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MT, destaca que a participação do FPS na COP30 é um marco para a pecuária do Pantanal. “Estar presente em um evento dessa magnitude é o reconhecimento de que o trabalho desenvolvido no Pantanal tem alcance global. O Programa Fazenda Pantaneira Sustentável mostra que é possível conciliar produção de alimentos, preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Levar essa experiência para a COP30 é uma oportunidade única de mostrar ao mundo que o produtor pantaneiro faz parte da solução para os desafios da sustentabilidade”, comentou.
Bruno Faria, gerente da Assistência Técnica e Gerencial, também reforça a importância da participação internacional. “Mostrar para o mundo o trabalho desenvolvido pelo Sistema Famato e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso é fundamental. O Programa Fazenda Pantaneira Sustentável prova que o produtor rural é protagonista na preservação do bioma, ao mesmo tempo em que garante alimento de qualidade. Essa visibilidade na COP30 fortalece ainda mais a imagem do Pantanal como referência em produção sustentável”, destacou.
O Programa Fazenda Pantaneira Sustentável é uma realização do Sistema Famato, do Senar/MT e da Embrapa Pantanal. A iniciativa se consolidou como um modelo que une ciência, inovação e prática para gerar resultados concretos. O FPS vem contribuindo de forma decisiva para a conservação do Pantanal e para a valorização da pecuária sustentável no bioma, mostrando que é possível produzir com responsabilidade e, ao mesmo tempo, preservar esse patrimônio natural.
Segundo a Embrapa Pantanal, atualmente, o bioma conta com 93% de sua área em propriedades privadas e 84% conservada, o que faz do Pantanal uma vitrine de alto valor ambiental e produtivo.