Menu
Busca segunda, 29 de setembro de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
32º
LEILÃO DA INTEGRAÇÃO SUPER BANNER
LEILÃO DA INTEGRAÇÃO REC BANNER
"In memoriam"

Pecuária de MS perde o criador Cícero Antônio de Souza

Cícero de Souza era detentor da marca "Nelore 42", com quase cinco décadas de seleção e programa próprio

27 setembro 2025 - 10h12Por Da Assessoria de Imprensa
Pecuária de MS perde o criador Cícero Antônio de Souza

Faleceu no dia 26 de setembro, Cícero Antônio de Souza, pecuarista sul-mato-grossense dos mais respeitados no melhoramento animal das raças Nelore, Gir e Sindi. Ele estava com 80 anos e hospitalizado em São Paulo (SP), onde lutava contra um câncer.

Era detentor da marca “Nelore 42”, com quase cinco décadas de seleção e programa próprio. Promoveu inúmeros leilões de sucesso, sempre dentro do forte compromisso de disseminar a melhor genética da raça para seu Estado e o restante do Brasil.

Conhecido pela atuação nas fazendas Nova Esperança, Indiaporã e Serra Dourada – todas no MS – Cícero de Souza também militou pela atividade. Foi diretor da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), na gestão 2016/2019, e atuou no Conselho Consultivo da entidade em diversos períodos.

Outra marca importante forjada pelo pecuarista foi “Sindi 42”, sob as mesmas bases de qualidade e comprometimento, valorizando a dupla aptidão da raça e sua produção de carne e leite de qualidade.

Cícero de Souza era formado em Direito pela Universidade de Uberlândia (MG). Foi deputado estadual por quatro mandatos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Lá, presidiu comissões importantes, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais relevante da ALEMS.

Em 31 de dezembro de 2001, entrou para o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS), trabalhando no órgão até se aposentar, em 2014. Durante sua trajetória, presidiu a corte em quatro biênios consecutivos: 2007/2008, 2009/2010, 2011/2012 e 2013/2014.

A Acrissul divulgou nota de pesar, assinada pelo presidente Guilherme de Barros Bumlai:

"A Acrissul manifesta profundo pesar pelo falecimento de Cícero Antônio de Souza, um exemplo de dedicação e paixão pela pecuária, criador que se destacou nacionalmente pelo trabalho com raças como Nelore, Sindi e Gir Leiteiro.

Sua trajetória deixa um legado inestimável a pecuária brasileira."