A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso Sul) assinou na manhã desta quarta-feira, 10, um Termo de Cooperação Técnica com o Município de Campo Grande, representado pela prefeita Adriane Lopes, com interveniência do Parque Tecnológico e de Inovação (Parktec CG), representado pela diretoria executiva, Adriana Leite Tozzetti.
O objetivo da cooperação é estabelecer parcerias e desenvolver a cooperação por meio de atividades e projetos comuns na área do empreendedorismo, como organização de missões empresariais e comerciais, a facilitação de parceiras e investimentos e também fomento à pesquisa e ao desenvolvimento.
Na Expogrande de 2026, essas atividades serão desenvolvidas no Pavilhão Tech da feira agropecuária, que será realizada de 09 a 19 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho.
Com o tema o futuro do agro está aqui, a 86ª Expogrande reforça seu compromisso com a modernização do setor ao abrir espaço para tecnologia, ciência e novos modelos de produção. O Pavilhão Tech será um ambiente dedicado a startups e empresas inovadoras que desenvolvem soluções voltadas ao agronegócio.
Para a diretoria executiva do Parktec CG, Adriana Leite Tozzetti, "participar de um pavilhão tecnológico durante a Expogrande, com os atores do ecossistema de inovação é de extrema relevância, pois isso atrai as startups de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul, de outros outros estados e até de fora do País, e também aquelas que estão prontas para atender o mercado, aplicando tecnologia e inovação no desenvolvimento de todos os setores do agronegócio". Para ela, isso é fundamental para que o MS continue na vanguarda da produção agrícola e pecuária.
A expectativa é reunir negócios de base tecnológica que atuem nos mais diversos segmentos do agro, tanto local quanto nacional e internacional, ampliando oportunidades para demonstrações, conexões e geração de negócios.
De automação à rastreabilidade
Serão contempladas soluções em automação, inteligência artificial, monitoramento de lavouras e rebanhos, insumos inteligentes, biotecnologia, sustentabilidade, logística, rastreabilidade e outras frentes que impactam diretamente a eficiência da cadeia produtiva.
A iniciativa também reunirá atores-chave do ecossistema de inovação, fortalecendo a integração entre governo, universidades, setor privado e hubs tecnológicos. Com isso, o Pavilhão Tech se torna um ponto de encontro estratégico para quem busca, oferece ou investe em inovação aplicada ao agro.
"A assinatura do termo marca um passo importante para posicionar Campo Grande como referência em tecnologia e inovação no agronegócio, reforçando a vocação da Expogrande como uma plataforma que conecta tradição, futuro e desenvolvimento econômico", finalizou a prefeita Adriane Lopes durante a assinatura do termo de cooperação.






Adriana Leite Tozzetti (Parktec CG), Guilherme Bumlai (presidente da Acrissul) e a prefeita Adriane Lopes - Crédito: Assessoria de Imprensa | Acrissul


