Menu
Busca terça, 16 de dezembro de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
21º
Notícias

MS precisa de chuvas para garantir plantio da soja no final de setembro

10 setembro 2012 - 01h07Por Aprosoja
MS precisa de chuvas para garantir plantio da soja no final de setembro

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul aguardam chuvas mais intensas para iniciar o plantio da soja, liberada a partir de 16 de setembro, quando se encerra o período de vazio sanitário. Segundo boletim do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico da Embrapa, cidades como Aral Moreira e Caarapó estão de 20 a 50 dias sem chuvas que ultrapassem os 10mm em volume. Em Dourados, a estiagem é ainda maior. São 70 dias sem chuvas de mais de 30mm.

“Precisamos de pelo menos duas chuvas de 50 mm para restabelecer a umidade do solo e garantir condições favoráveis ao plantio da soja, que deve acontecer na última semana de setembro”, analisa o assessor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Lucas Galvan. 

A expectativa é que o Estado alcance 2 milhões de hectares em área plantada de soja, o que representa um aumento de 13% em relação a safra 2011/2012, que contou com 1.850 milhões de hectares. Com isso, a produção do grão pode chegar a 6 milhões de toneladas, 27% a mais que os 4,7 milhões alcançados nessa última safra.”Precisamos apenas de condições climáticas favoráveis”, ressalta Lucas.

O fim do vazio sanitário, período que proíbe o cultivo da soja, foi antecipado pelo governo do Estado, a pedido da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS). A medida visa ajustar o calendário seguido pelos estados vizinhos de Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

Leia Também

Nova norma técnica da reforma tributária acende alerta no agro para 2026
TRIBUTAÇÃO
Nova norma técnica da reforma tributária acende alerta no agro para 2026
MERCADO
Realização de lucros pressiona contratos futuros do boi gordo
A 3ª semana de dezembro/25 foi marcada por quedas generalizadas nas cotações futuras na bolsa B3, sobretudo nos vencimentos mais longos, destaca a Agrifatto
Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
SAFRA DE GRÃOS 2025/26
Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
JBS vai fechar fábrica de carne bovina na Califórnia
AGROINDÚSTRIA
JBS vai fechar fábrica de carne bovina na Califórnia