As chuvas foram mais frequentes e em volumes maiores em todo Estado no mês de junho, quando comparada à situação verificada no mesmo mês do ano passado. O Boletim Mensal de Análise das Condições Meteorológicas elaborado pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), mostra que o frio também foi mais presente e demorado no mês passado, sempre comparado com o mesmo período de 2024.
Em dois dos 47 pontos monitorados pelo Cemtec/MS localizados nos municípios de Costa Rica e Chapadão do Sul, na região Nordeste do Estado, o índice de chuvas superou 200% do esperado. Em outros cinco pontos o acumulado de precipitação no mês foi mais que o dobro da média histórica. Ainda assim, em 20 pontos choveu menos do que o esperado, mas isso não significa que houve seca ou estiagem grave nesses municípios, explica a coordenadora do Cemtec/MS, Valesca Fernandes.
“Mesmo que tenha chovido menos em um ponto monitorado, em outros pontos do mesmo município o acumulado superou a média. É o caso de Corumbá, que em um ponto teve déficit de 39%, mas nos outros dois os acumulados superaram a média em 40% e 106%”, exemplifica ela. A rede de monitoramento do Cemtec/MS conta com 47 estações meteorológicas em atividade espalhadas por todo o Estado, sendo que em municípios com maior extensão territorial há mais de uma estação.
O Governo do Estado adquiriu recentemente 18 novas estações meteorológicas que estão sendo instaladas, na maioria, na Bacia do Rio Paraguai, o que vai ampliar a rede para 61 unidades. E há, ainda, convênio com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para aquisição de mais 9 estações até fim do ano. Quanto mais pontos monitorados, mais detalhada fica a análise das condições meteorológicas, observa Valesca Fernandes.
Em relação ao ano passado, a análise de junho desse ano traz um ponto a mais de monitoramento, exatamente na região do Pantanal. A comparação entre as duas análises mostra a diferença extrema das condições meteorológicas observadas nos meses de junho de um e de outro ano. Em junho de 2024 não choveu nada em 31 dos 46 municípios monitorados, em outros 5 a precipitação foi de apenas 1% do esperado. O resultado menos ruim apresentou déficit de 91% da chuva esperada para o período, no município de Aquidauana.
Temperaturas
As chuvas também vieram acompanhadas de baixas temperaturas, o que fez de junho deste ano mais frio que o mesmo mês do ano passado. A temperatura mínima ficou próxima a zero grau em seis pontos monitorados, sendo a mais baixa registrada em Sete Quedas no dia 24 de junho: -0,9°C. O frio foi mais intenso na última semana do mês, sendo que no mesmo período também se apresentaram dias de temperaturas elevadas acima de 30°C, ocorrendo o que se chama grande amplitude térmica: quando é grande a diferença entre a temperatura mínima e a máxima observada no mesmo dia.
Em junho de 2024, a menor temperatura registrada no Estado foi de 4,7°C no dia 30, em Aral Moreira. As mínimas ficaram abaixo de 10°C em apenas nove municípios em algum dia de junho do ano passado, enquanto que em junho desse ano essa condição foi verificada em 20 pontos de monitoramento.