Menu
Busca segunda, 29 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
33º
ENCONTRO

Mapa recebe Diplomatas da Agricultura do Brasil para intercâmbio de cooperações

Encontro contou com a participação de membros de embaixadas estrangeiras que atuam com temas relacionados ao setor agropecuário

15 abril 2024 - 10h28Por Mapa

Adidos agrícolas de mais de 25 países que integram o Diplomatas da Agricultura do Brasil (DAB) foram recebidos na quinta-feira (11) no auditório Olacyr de Moraes, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para um intercâmbio de cooperações e troca de informações.

O diálogo promovido pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa contou com a participação de membros de embaixadas estrangeiras que atuam com temas relacionados ao setor agropecuário.

Ao lado do presidente do DAB, o diplomata Javier Dufourquet, o secretário do Mapa, Roberto Perosa, apresentou sua equipe e as ações e programas do Ministério, bem como as conquistas recentes e os novos mercados abertos. Também dialogaram com os adidos os diretores Augusto Billi (Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade), Ana Lúcia Gomes (Departamento de Negociações e Análises Comerciais) e Marcel Moreira (Departamento de Promoção Comercial e Investimentos), além do secretário-adjunto, Julio Ramos.

Perosa destacou ainda a importância do encontro para que os países entendam da importância do Brasil na segurança alimentar mundial e também conheçam as ações que o Ministério, sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, tem realizado para contribuir com os produtores rurais brasileiros, bem como para a geração de emprego, renda e desenvolvimento do país.

“No último ano, o Mapa teve uma agenda intensa em diversos países para expandir o comércio agrícola brasileiro e negociar tarifas. Já observamos resultados importantes, como o recorde na abertura de mercados e o aumento nas exportações. Com o novo governo, houve a retomada do diálogo produtivo e da boa diplomacia, partindo da premissa de que boas relações resultam em boas negociações. Assim, temos avaliado diversas oportunidades de exportação e importação, conscientes da importância deste diálogo para nosso crescimento mútuo”, destacou o secretário Perosa.

Durante o bate-papo, o diretor da Datagro, Luiz Felipe Nastari, fez uma apresentação aos presentes sobre o Global Business Festival (GAFFFF), um dos maiores festivais de cultura agro do mundo, que ocorrerá em junho. O festival incluirá debates entre lideranças e técnicos dos setores público e privado, nacionais e internacionais, sobre o impacto das mudanças climáticas na agricultura, segurança alimentar, novas tecnologias, acesso a mercados, ESG, relações entre países, financiamento e o futuro da agricultura e pecuária mundial.

Estiveram no encontro e também expuseram as demandas de seus países os representantes das embaixadas da África do Sul, Alemanha, Argentina, Azerbaijão, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Jordânia, Malásia, Malawi, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Reino Unido, República Dominicana, Tunísia, União Europeia e Uruguai.