Menu
Busca terça, 30 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
30º
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Embrapa Cerrados marca presença na Tecnofam 2024 em Dourados

A feira tecnológica é promovida pela Embrapa Agropecuária Oeste e conta com a parceria de diversas organizações e instituições

17 abril 2024 - 12h22Por Embrapa

Começou ontem (16) e prossegue até amanhã (18), em Dourados (MS), a Tecnofam 2024, considerado o maior evento do centro-sul do Brasil voltado à agricultura familiar. A feira tecnológica é promovida pela Embrapa Agropecuária Oeste e conta com a parceria de diversas organizações e instituições, A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 7h30 às 16h30.

A Embrapa está apresentando no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho dezenas de tecnologias. O trabalho mobiliza diversas unidades da empresa. “A Tecnofam é a porta de entrada para uma nova realidade que pode ser replicada na propriedade familiar e mudar para melhor a vida dessas famílias”, afirma o pesquisador Auro Otsubo, que também é chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste. Confira aqui a relação de todas as tecnologias da Embrapa que estão na exposição.

A Embrapa Cerrados, localizada em Planaltina (DF), é uma das unidades que participam do evento. Estão sendo apresentadas aos visitantes informações sobre cultivares de maracujás, pequis, pitayas, mandiocas de mesa e de indústria. Os interessados poderão ainda participar de oficinas e palestras sobre esses assuntos. Nesta quarta-feira (17), às 13h30, está programada uma apresentação sobre “Produção de mudas e cultivo do pequizeiro”, com o pesquisador da Embrapa Cerrados Ailton Pereira em conjunto com a pesquisadora da Emater-GO, Elainy Botelho. 

Na sexta-feira (18), haverá um treinamento direcionado a técnicos de assistência técnica e extensão rural. Na ocasião, o pesquisador da Embrapa Cerrados e chefe de Transferência de Tecnologia da Unidade, Fábio Faleiro, vai tratar, às 13h30, do sistema de produção e novas cultivares de maracujá e pitaya. O pesquisador Eduardo Alano também participa do evento e está atendendo os produtores nas unidades demonstrativas das variedades de mandioca (BRS 420, BRS 429, BRS 399 e BRS 396). 

Segundo Faleiro, a Embrapa Cerrados desenvolve tecnologias para o grande, médio e pequeno produtor rural e em especial para a agricultura familiar. “O uso da tecnologia é fundamental para a inclusão socioprodutiva desses produtores. O convite da Embrapa Agropecuária Oeste para a Embrapa Cerrados participar do evento com várias tecnologias ilustra a importância das tecnologias desenvolvidas pela unidade e, também, da parceria entre diferentes unidades da Embrapa para ações de Transferência de Tecnologia e Inovação nas diferentes regiões do Brasil”, finalizou.