Menu
Busca segunda, 30 de junho de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
18º
Notícias

Eldorado Brasil inicia corte de eucaliptos no Rancho Caimã

05 setembro 2012 - 14h48Por Crislaine Oliveira, Via Livre Ass. de Imprensa
Notícias

Eldorado Brasil inicia corte de eucaliptos no Rancho Caimã

05 setembro 2012 - 14h48Por Crislaine Oliveira, Via Livre Ass. de Imprensa

No dia 4 de setembro, a empresa Eldorado Brasil iniciou o corte de eucaliptos no Rancho Caimã, de propriedade de Francisco Maia. Na oportunidade, a empresa demonstrou a produtores locais o processo de corte e transporte realizado pelas máquinas Harvester e Forwarder, que possuem capacidade de corte de 17m³ de madeira/hora e transporte de 35m³ de madeira/hora. As máquinas são totalmente automatizadas e realizam o corte e o desgalhe do eucalipto.

Chico Maia iniciou suas atividades na silvicultura há 6 anos, quando viu uma imagem de uma plantação de eucaliptos em uma revista, desde então interou-se acerca do tema, buscou uma empresa para prestar-lhe assessoria quanto ao plantio e investiu na integração eucalipto e pecuária. “Eu não tive que desistir da pecuária para investir em eucalipto, eu busquei informações e consegui fazer essa integração. Percebi que isso chamou a atenção de muita gente que vinha buscar informações comigo a respeito do Sistema Silvipastoril. Hoje para mim, presenciar o corte das primeiras árvores é a realização de um sonho, de uma etapa, pois tudo na vida é realizado por etapas. Primeiro eu busquei informações, implantei e agora estamos colhendo”.

Maia revela ainda que pretende chegar a duas mil hectares de área plantada, sendo que hoje em sua propriedade ele destina 850 hectares, incluindo a área que destina ao sistema silvipastoril. “A rentabilidade obtida com o eucalipto é muito maior que a rentabilidade obtida com o boi. Por exemplo, cada cabeça de gado utiliza 1 hectare, sendo que o retorno financeiro que eu tenho com esse animal é bem menor que 1 hectare de eucalipto. Creio piamente que Mato Grosso do Sul está mudando seu perfil, percebendo sua vocação para as florestas”.

Essa mesma opinião foi partilhada por Ademar da Silva Junior, presidente da FUNAR, que relata que a rentabilidade da silvicultura tem atraído cada vez mais a atenção dos produtores de Mato Grosso do Sul. “Estamos trabalhando para que esta atividade ganhe mais espaço em nosso Estado, para que gere cada vez mais emprego e renda. Esse evento de hoje é um grande estímulo para nós. Futuramente a região leste do nosso Estado será formada por florestas. E esse é um grande momento para Mato Grosso do Sul”, pondera.

A Eldorado Brasil tem aumentado o ritmo do corte de eucalipto para a primeira linha de produção de celulose da fábrica de Três Lagoas. O corte começou em maio deste ano, já que a inauguração oficial está marcada para dezembro, mas o primeiro fardo de celulose deve ser embarcado já em novembro, de acordo com projeção feita pelo diretor florestal, Germano Vieira.

Área plantada com florestas cresce significativamente em Mato Grosso do Sul

A previsão da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur) é de que a área plantada com florestas chegue a 700 mil hectares nos próximos anos. Mato Grosso do Sul e Tocantins são os estados brasileiros que apresentam maior crescimento de madeira plantada do País. As condições climáticas no Brasil permitem que sejam feitos pelo menos três cortes das florestas plantadas no prazo de 21 anos.

No Brasil, a demanda por madeira de florestas plantadas é de cerca de 700 mil hectares por ano, mas a produção anual não supera 300 mil hectares. Os dados são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Todavia, a área de florestas plantadas no Brasil não supera 1% do território nacional, apesar da silvicultura ser uma das atividades mais rentáveis do País.

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - Famasul, os produtos florestais de Mato Grosso do Sul geraram, no primeiro semestre de 2012, um volume de 5 milhões de toneladas, com rendimento de US$ 251 milhões de dólares, um aumento de 9% sobre os US$ 230 milhões comercializados no mesmo período de 2011. Os principais compradores do produto sul-mato-grossense são os Países Baixos e a Itália.

Clique aqui para ver galeria de fotos