Menu
Busca terça, 16 de dezembro de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Notícias

Deputados vão analisar fusões de grandes frigoríficos

15 abril 2010 - 00h00Por Agência Câmara.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural instalou nesta semana uma subcomissão permanente para acompanhar a fusão entre as empresas de alimentação Perdigão e Sadia; JBS e Bertin; e Marfrig e Seara, todas iniciadas no ano passado. Perdigão e Sadia se fundiram em maio, e as demais se fundiram em setembro. Os parlamentares querem evitar que os trabalhadores e os pequenos frigoríficos sejam prejudicados com as fusões.

As três operações ainda dependem da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) - que tem como uma de suas atribuições zelar pela livre concorrência, difundir a cultura da concorrência por meio de esclarecimentos ao público sobre as formas de infração à ordem econômica e decidir questões relativas às mesmas infrações -, do Ministério da Justiça, que vai analisar o impacto dessas fusões no mercado brasileiro, especialmente no que se refere à defesa da concorrência.

O deputado Leandro Vilela (PMDB-GO), foi eleito presidente da subcomissão. Os relatores serão os deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Zonta (PP-SC).

A próxima reunião da subcomissão está marcada para terça-feira (20/04), às 10 horas, na sala da presidência da Comissão (anexo 2, sala T-38).

Leia Também

Nova norma técnica da reforma tributária acende alerta no agro para 2026
TRIBUTAÇÃO
Nova norma técnica da reforma tributária acende alerta no agro para 2026
MERCADO
Realização de lucros pressiona contratos futuros do boi gordo
A 3ª semana de dezembro/25 foi marcada por quedas generalizadas nas cotações futuras na bolsa B3, sobretudo nos vencimentos mais longos, destaca a Agrifatto
Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
SAFRA DE GRÃOS 2025/26
Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
JBS vai fechar fábrica de carne bovina na Califórnia
AGROINDÚSTRIA
JBS vai fechar fábrica de carne bovina na Califórnia