A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) acaba de assinar um termo de cooperação técnica com o empresário gaúcho Flávio Malmann, criador da tecnologia chamada de QR Cattle, que identifica o bovino pelo focinho, tornando a rastreabilidade animal mais eficiente. O focinho possui traços equivalente à impressão digital humana, o que garante rastrear e cadastrar os animais através de imagens captados por um telefone celular. O sistema trabalha off line, isto é, independe de internet durante a execução.
Segundo o presidente da entidade, Guilherme Bumlai, a parceria com a empresa vai permitir o acesso de associados a uma tecnologia inovadora, "que pode revolucionar o ambiente de identificação e rastreabilidade de bovinos no Brasil", avaliou. Até 2032 todos os bovinos criados no Brasil terão de ser identificados e rastreados.
A Acrissul fará, a partir deste termo de cooperação, testes e avaliações em cerca de 7 propriedades em Mato Grosso do Sul, englobando em torno de 10 mil bovinos de raças zebuínas. "A tecnologia foi desenvolvida no Rio Grande do Sul e vinha sendo testada em pequenas propriedades com criação de animais taurinos. Essa é a primeira vez que será testada em zebuínos e em larga escala", explica Flávio Malmann.
Nesta segunda-feira, 27, a diretoria da Acrissul recebeu a visita de Flávio Malmann, ex-tabelião e um obcecado pelos processos de identificação.
O sistema foi apresentado durante a parte da manhã desta segunda-feira, 27, para o Chefe-geral da Embrapa-Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti) e o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Luiz Orcírio Fialho de Oliveira. A Acrissul busca realizar um convênio com a Embrapa para validar o sistema.
Segundo o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, que participou da reunião, a partir desta validação científica, a associação vai oferecer a tecnologia para seus associados, como uma alternativa para identificação dos bovinos.
Flávio Malmann fez uma apresentação para um grupo de pecuaristas na sede da Acrissul e, logo depois, realizou uma demonstração a campo para os produtores rurais em um pavilhão do Parque de Exposições Laucídio Coelho, com animais de elite da Agropecuária Ribalta, que participarão da Expogenética MS 2025.
O desenvolvimento da tecnologia levou cinco anos de trabalho e foi lançado este ano no Rio Grande do Sul, durante a Expointer (em Esteio).
A tecnologia está em fase de exaustivas experimentações e esta é a primeira vez que é testado em zebuínos em Mato Grosso do Sul. Pecuaristas do quadro da Acrissul já se dispuseram a testar o sistema em suas propriedades.
Segundo Malmann, o produtor pode cadastrar até mil animais em um mesmo dia sem uso da internet e, depois, as informações são atualizadas no sistema quando o celular estiver online.
Flávio Malmann (QR Cattle) e Guilherme Bumlai (presidente da Acrissul) assinam termo de cooperação técnica - Crédito: Fabíola Camilo | Da Assessoria


