Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
32º
Agricultura

Ministério da Agricultura comemora PIB agropecuário, mas não se surpreende com alta de 13,4%

02 junho 2017 - 00h00Por Reuters

O crescimento de 13,4 por cento do PIB da Agropecuária no primeiro trimestre é para ser comemorado, mas não surpreendeu o Ministério da Agricultura, diante de uma safra recorde, disse o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, durante evento em São Paulo.

A Agropecuária foi o principal vetor do crescimento do PIB do Brasil de 1 por cento no período.

"São dados que nós sentimos no dia a dia... O resultado não é muita novidade, mas é muito bom, para ser celebrado...", disse o secretário a jornalistas.

Segundo ele, o bom momento do agronegócio, que exige certa cautela diante de um cenário baixista de preços, com grandes safras no mundo, foi um argumento importante para negociar com a equipe econômica melhores condições que vão ser anunciadas no Plano Safra 2017/18, o programa oficial de financiamentos.

A expectativa é que o programa seja anunciado na próxima semana, com um volume de recursos semelhante ao Plano Safra anterior, em torno de 185 bilhões de reais, com uma queda de 1 ponto percentual nos juros, apesar da crise econômica no geral.

Entre os detalhes que ainda estão sendo fechados para o Plano Safra está a questão do seguro rural.

O secretário lembrou, durante o seminário Perspectivas do Agribusiness 2017 e 2018, que a área segurada dobrou para 5,6 milhões de hectares na última safra, e a tendência é o governo continuar melhorando o seguro rural.

Ele disse que o volume de recursos do Tesouro para equalização de juros mais baixos do Plano Safra ficarão em 8,9 bilhões de reais, no mesmo nível do ano passado.