Notícias

Ferrugem chega a Chapadão do Sul

3 DEZ 2009 • POR Agora MS • 00h00

Nessa quarta-feira, dia 02 de dezembro de 2009, foi detectado, no laboratório da Fundação Chapadão /Bayer SOS Culturas, pela Enga Agra Alexandra Botelho, o primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja, tal amostra é proveniente de área experimental da Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul, MS. Trata-se da variedade Anta 82 RR em estádio R4 de desenvolvimento.

O Diretor Executivo e Pesquisador da Fundação Chapadão, lembra que na safra de 2006 o primeiro foco foi diagnosticado em 28 de novembro, em 2007 foi confirmado em 18 de dezembro e em 2008 esta ocorrência se deu em 23 de dezembro. Nesta safra, a ocorrência precoce da doença já era prevista, uma vez que, as condições climáticas ocorridas foram semelhantes às de 2006. A Fundação Chapadão desde o dia 24 de novembro vinha alertando os produtores, que ja havia sido confirmado a presença de ferrugem na região sudeste de Mato Grosso e os ventos sopravam na direção de Chapadão do Sul.

Com a confirmação deste caso na região, Borges sugere que os produtores rurais da região dos Chapadões, fiquem mais atentos e procurem fazer o monitoramento e as aplicações da melhor forma possível, lembrando a todos que o mês de dezembro iniciou-se com chuvas diárias e assim deverá continuar por mais alguns dias o que favorece o desenvolvimento da ferrugem.

Caso exista alguma dúvida quanto ao procedimento no monitoramento, os pesquisadores da Fundação Chapadão encontram-se sempre à disposição para ajudar o pessoal de campo envolvido com essa atividade, assim como para solucionar dúvidas quanto à identificação dos sinais da doença.