Notícias

Sistema de integração: alternativa para reduzir incidência de verminose em ovinos

13 ABR 2013 • POR Cristiane Pereira/Via Livre/ Assessoria Expogrande • 22h34
O pesquisador mostrou alternativas ao público para garantir mais receita financeira a sua propriedade - Eraldo Filho / Via Livre

 Na tarde deste sábado (13),no Auditório da Acrissul, o pesquisador da Embrapa, José Alexandre Agiova da Costa,  falou sobre a utilização de ovinos em sistema de integração lavoura-pecuária.

Essa foi à última palestra do ciclo correspondente ao 10º Encontro Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura, promovido pela Asmaco (Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos).

O pesquisador que também é engenheiro agrônomo buscou orientar os participantes mostrando a vantagem econômica que a integração lavoura-pecuária pode garantir a uma propriedade, “o interessante de trabalhar com integração é que se consegue acoplar na propriedade culturas variadas, ou seja, o produtor não fica a mercê do mercado e quando se trata de ovinocultura as vantagens são mais acentuadas ainda, pois, acarreta na baixa incidência de verminose nos animais, existe um valor nutricional da forragem disponível, observa-se facilidade na conservação de forragem e maior produtividade por área”, disse.

Segundo ele, os valores nutricionais de uma braquiária cercada de sombreamento é de 12,3% de proteína e 68,3% de digestibilidade. Enquanto a braquiária que é exposta constantemente ao sol produz apenas 9,6% de proteína e 47,6% de digestibilidade.
 
O pesquisador ainda orienta ressalta que os interessados em iniciar o processo de integração podem iniciar arrendando áreas, “para baixar o custo, se o criador trabalha com pecuária, ele pode arrendar parte de sua terra para agricultura, isso acarreta que ele não terá que desembolsar para iniciar o trabalho e dessa maneira ele poderá observar  melhor as vantagens do sistema”, finalizou.
 
Mais informações (67) 3345-4219 ou pelo site da Acrissul