Notícias

Fogo destrói área equivalente a 3 mil campos de futebol em parque

13 SET 2012 • POR Agrodebate • 21h09

O incêndio que atingiu nas últimas 24 horas o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, a 60 km de Cuiabá, já consumiu aproximadamente três mil hectares da área. Isso corresponde a três mil campos de futebol queimados.

O ponto em que o fogo avança é a região conhecida como Morraria do Quebra Gamela, uma área de conservação ambiental, próximo ao Coxipó do Ouro.

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães abrange 32.630 hectares. O diretor do Parque Nacional, Cecílio Pinheiro, disse que no entorno do parque já foram consumidos 13 mil hectares devido aos focos de incêndio que há cinco dias destroem a vegetação na MT-251, rodovia que liga a capital ao município de Chapada. "O fogo tem se alastrado rápido e estamos tentando controlar a situação", frisou. Ele aponta também que a fumaça está prejudicando o clima e a visibilidade em toda a região.

Além das equipes do Corpo de Bombeiros, 53 brigadistas estão atuando no local e buscam controlar o incêndio no Parque Nacional. Alguns deles atuam na estação Taiamã, em Cáceres, no Parque Iquê, em Juína, na Serra das Araras, em Porto Estrela, e foram acionados para a região.

Também uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) colabora no deslocamento dos brigadistas e equipamentos para os locais de difícil acesso. As visitas aos pontos turísticos não foram suspensas e isso só ocorrerá se os focos de incêndio atingirem os limites das cachoeiras e do Morro de São Gerônimo, um dos principais pontos de visitação.