Notícias

Plantio da soja deve acontecer com 30 dias de atraso em Sidrolândia

11 SET 2012 • POR Notícias Agrícolas • 02h21
Cerca de 50% da soja a ser plantada em Sidrolândia já foi comercializada em trocas ou contratos futuros - reprodução

  Em Sidrolândia (MS), produtores pediram para antecipar o vazio sanitário da soja nesta safra de 1º de outubro para 15 de setembro. Apesar disso, as previsões climáticas indicam chuvas apenas para a segunda quinzena de outubro e o cultivo da soja verão deve ter início com atraso. 

Segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Osório Luiz Straliotto, o atraso médio de 30 dias terá impacto direto no plantio da próxima safrinha, que também deve acontecer tardiamente. 

Cerca de 50% da soja a ser plantada em Sidrolândia já foi comercializada em trocas ou contratos futuros, com valores que podem chegar até a R$55/saca. No entanto, de acordo com Straliotto, nas últimas semanas os preços da oleaginosa se mantiveram estáveis, enquanto preços dos fertilizantes subiram, diminuindo rentabilidade do produtor.

Ainda em relação aos fertilizantes, Straliotto afirma que em decorrência da greve nos portos, a entrega dos produtos está atrasada no município, mas ainda sem impacto direto no cultivo da próxima safra, pois as chuvas também virão com atraso este ano. 

Para o sindicalista, produtor precisa ter cautela em relação à previsão de chuvas, não plantando antecipadamente e com longa distancia da segunda chuva, o que resultaria em problemas na germinação.