Notícias

Festa da Cana reúne cerca de 15 mil participantes em Sonora

10 SET 2012 • POR Agrodebate • 00h55

  Cerca de 15 mil pessoas participaram neste fim de semana da 14ª edição da Festa da Cana, em Sonora, no Norte de Mato Grosso do Sul. O evento, promovido pela usina Sonora e a comunidade local já faz parte do calendário oficial do Estado. 

A festa surgiu em 1999, com o objetivo de reunir a comunidade para arrecadar fundos para a construção da matriz da igreja católica da cidade. Com o passar do tempo, o evento cresceu e atraiu cada vez mais público, inclusive, pessoas de diversas regiões e outros estados. 

Desde 2010 o evento assumiu o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Através de uma parceria com o Senai são mensuradas as emissões de CO2 para a mitigação do impacto ambiental com o plantio de árvores nativas em áreas de reflorestamento. 

O plantio e o processamento de cana-de-açúcar é a principal atividade econômica de Sonora. O município, conforme o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem 14,3 mil habitantes. A usina emprega diretamente 3 mil pessoas e indiretamente, segundo estimativa da empresa, pelo menos 7 mil pessoas.

A usina tem capacidade de moagem de 1,5 milhão de toneladas de cana por safra, para produzir aproximadamente 80 milhões de litros de etanol e 1,450 milhão de sacas de açúcar. 

O Estado tem um parque industrial sucroenergético com 22 plantas instaladas, sendo o quinto maior produtor do Centro-Sul do País. Para a safra 2012/2013 a produção estimada é de 38,6 milhões de toneladas de cana.