Notícias

Argentina aprova nova soja transgênica da Monsanto

14 AGO 2012 • POR Valor Econômico • 04h22

 A Monsanto informou hoje que a soja Intacta RR2 Pro, desenvolvida pela multinacional, foi aprovada na Argentina. De acordo com a empresa, a Comissão Nacional Assessora de Biotecnologia Agropecuária (Conabia), que regula as atividades relacionadas aos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) para uso agropecuário na Argentina, e o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), órgão responsável por atestar a saúde e qualidade animal e vegetal, liberaram comercialmente o produto no país.

A nova variedade transgênica promete reunir três benefícios: aumento na produtividade, proteção contra as principais lagartas que atacam os plantios e tolerância ao herbicida glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready (RR). No Brasil, a "Intacta" foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), em 2010.

No entanto, a Monsanto anunciou recentemente a intenção de cobrar dos agricultores brasileiros o equivalente a R$ 115 por hectare em royalties pelo uso do novo produto. O valor é cinco vezes maior do que o cobrado atualmente pela tecnologia Roundup Ready (RR), presente em cerca de 85% da área plantada com soja no país. A multinacional argumenta que o pagamento corresponde a menos da metade dos ganhos proporcionados pela nova variedade, estimados em R$ 346,9 por hectare, decorrentes da economia com o uso de inseticidas e do aumento de produtividade.