Notícias

Ceará é o 2º estado do País em exportação de frutas

26 JUL 2012 • POR Diário do Nordeste • 21h05
edição Acrissul

 Ao contrário do que ocorreu em alguns dos setores com maior participação nas exportações cearenses - a exemplo das indústrias têxtil e calçadista, que apresentaram queda significativa no primeiro semestre deste ano -, a fruticultura registrou um aumento expressivo da receita advinda das vendas ao exterior nos seis primeiros meses de 2012. 

 
Em comparação com igual período de 2011, o avanço do setor foi de 23,4%, segundo dados da do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O crescimento fez com que o Ceará ficasse na segunda posição entre os estados brasileiros que receberam maior receita com a exportação de frutas, ficando atrás apenas de São Paulo. 
 
De acordo com o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, o avanço no período se deve à união de diversos fatores, entre os quais se destacam as melhores condições de infraestrutura do Estado, a utilização de novas tecnologias e a alta do dólar nos últimos meses, em comparação com o primeiro semestre do último ano.