Em MS, produtores devem colher 4,4 mi de toneladas de milho safrinha
Segundo um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso do Sul deve colher cerca de 4,4 milhões de toneladas de milho safrinha. Alguns produtores conseguiram antecipar o cultivo e já percebem os benefícios.
Na região de Dourados, cidade a 223 km de Campo Grande, quem plantou milho mais cedo já começou a colher. O agricultor Cláudio Guerra escalonou o plantio para diminuir os riscos na lavoura. “A antecipação no cultivo da soja nos deu a possibilidade de anteciparmos o cultivo do milho”, disse. Cerca de 10% da produção da fazenda do produtor já foram vendidos.
As primeiras 8 mil sacas foram vendidas a R$ 23. “Fazia algum tempo já que a gente não via uma safrinha de milho tão boa quanto essa. Nós tivemos problema de seca na última safra e esse ano não”, afirmou.
Em Mato Grosso do Sul, o trabalho no campo deve ganhar força a partir da próxima semana, quando a maioria das lavouras já estará no ponto de colheita.
Segundo estimativa da Conab, o estado deverá colher 42% a mais que na última safra, resultado do aumento de 20% da área plantada, cerca de 1,14 mil hectares semeados nesta safra.