Pecuária

Setor da pecuária investe US$ 2 bilhões em atividades de prevenção no rebanho brasileiro

17 MAI 2012 • POR Sato Comunicação • 03h36

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Gado de Leite, os maus cuidados com o gado, não só influenciam no estado físico do animal como interfere diretamente na valorização durante o comércio, inclusive no leite produzido.

Para as atividades de prevenção e remediação do rebanho, o setor da pecuária do Brasil investe anualmente o valor de US$ 2 bilhões. “Parte do prejuízo calculado no setor leiteiro acontece por consequência de erros dos pequenos e grandes produtores, além da falta de informações”, explica Márcia Prata, palestrante do 15º Encontro Técnico do Leite, integrante da Embrapa, de Minas Gerais.

Para descobrir o melhor carrapaticida para cada produtor utilizar em seu rebanho, a Embrapa Gado de Leite realiza gratuitamente o teste de sensibilidade. “Muitos produtores ouvem seus vizinhos de propriedade com conselhos do melhor carrapaticida a ser utilizado, e isso não é viável.

Para isso, o produtor deve nos enviar amostras do parasita de qualquer lugar do país, e devolvemos o resultado da análise, junto da indicação de carrapaticida adequado”, finaliza Márcia, durante sua palestra no 15º Encontro do Leite, após a ultima palestra, realizada por Nívea Maria Vicentini, da Embrapa Gado de Leite/MG.